Topo

Viagem

Roteiros gastronômicos


Conheça alguns dos mais legais restaurantes de aeroporto do mundo

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

30/12/2018 04h00

Comer em aeroportos, antes de subir no avião, não significa ter que encarar apenas hambúrgueres de redes de fast-food ou lanchinhos em cafeterias pouco atrativas. 

Em diversos lugares do mundo, há terminais aeroportuários que abrigam restaurantes com ambientes extremamente agradáveis, com menus assinados por chefs renomados e refeições pra lá de apetitosas. 

São lugares que têm tudo para agradar o passageiro faminto e fazer passar mais rápido as tediosas horas de espera por um voo.   

Abaixo, conheça alguns dos mais interessantes restaurantes de aeroportos do globo. 

Le Chef

Divulgação/Le Chef
Imagem: Divulgação/Le Chef

O restaurante Le Chef está localizado no aeroporto que serve a cidade de Genebra, na Suíça. Com ambiente moderno, o local oferece janelas panorâmicas com vista para a pista de pouso e decolagens (e com uma paisagem montanhosa ao fundo) e afirma ter uma culinária "refinada e inventiva". 

No menu, aparecem refeições assinadas pelo célebre chef Benjamin Luzuy, que inclui receitas como talharim com vieiras e salmão escocês defumado. A adega local, por sua vez, tem uma ampla variedade de vinhos suíços.

O Le Chef está localizado no terceiro piso do aeroporto de Genebra e pode ser acessado de elevador a partir da área de chegadas e partidas. 

Uptown Brasserie

Divulgação/Uptown Brasserie
Imagem: Divulgação/Uptown Brasserie

O restaurante Uptown Brasserie está situado no terminal 4 do aeroporto JFK, que serve a cidade de Nova York, e é comandado pelo chef Marcus Samuelsson, vencedor da edição de 2010 do Top Chef Masters.

Com um ambiente com decoração chamativa, o local serve receitas suculentas como um prato com filé mignon que pode ser servido com cebolas caramelizadas ou chimichurri. 

Globe@YVR

Divulgação/Globe@YVR
Imagem: Divulgação/Globe@YVR

Localizado no hotel Fairmont Vancouver Airport, que fica na área do Aeroporto Internacional de Vancouver, no Canadá, o restaurante Globe@YVR é dono de um ambiente elegante e janelas panorâmicas com visão privilegiada para a zona de pousos e decolagens local. 

Seu cardápio traz diversas receitas que usam ingredientes do oceano Pacífico: o prato batizado de Seafood Cioppino, por exemplo, que é um dos mais populares do estabelecimento, traz uma combinação de mexilhões, camarões, peixe e caranguejo. 

O Globe@YVR está localizado no lobby do Fairmont Vancouver Airport, no terminal principal do aeroporto. 

Tortas Frontera

Divulgação/Tortas Frontera
Imagem: Divulgação/Tortas Frontera

O Tortas Frontera é um ponto gastronômico que fica no Chicago O'Hare International Airport e que tem receitas que levam a assinatura do chef Rick Baileyss, outro vencedor do programa televisivo Top Chef Masters. 

Baileyss é famoso por seus concorridos restaurantes mexicanos que operam em Chicago, e estas receitas podem ser encontradas no aeroporto que serve a cidade do Illinois. 

O Tortas Frontera está presente nos terminais 1 e 3 do Chicago O'Hare International Airport. 

I Love Paris

Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizado no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (na foto), que serve a capital francesa, o estabelecimento gastrômico I Love Paris pertence a Guy Martin, que comanda a cozinha do estrelado restaurante Grand Véfour, em Paris, e é um dos mais célebres chefs do mundo. 

No local, turistas podem tomar umas e outras em um bar especializado em champanhes, se deliciar com sanduíches gourmet e provar receitas da culinária francesa em um restaurante com 70 lugares. 

O I Love Paris fica no terminal 2E do aeroporto. 

The Hearth by Lynn Crawford

Divulgação/The Hearth by Lynn Crawford
Imagem: Divulgação/The Hearth by Lynn Crawford

Com receitas assinadas pela chef celebridade Lynn Crawford (muito famosa, na América do Norte, por sua participação no programa televisivo Restaurant Makeover), o The Hearth opera no terminal 1 do Toronto Pearson International Airport, que serve a cidade canadense de Toronto. 

No local, que tem ambiente descontraído, é possível provar receitas como sopa de cebola caramelizada e costelinhas de porco servidas com chutney de maçã.

Plane Food

JamesZ_Flickr/www.flickr.com/photos/jamesz_flickr/2476888973
Imagem: JamesZ_Flickr/www.flickr.com/photos/jamesz_flickr/2476888973

Um dos mais famosos chefs do mundo, o escocês Gordon Ramsay tem um restaurante no terminal 5 do aeroporto de Heathrow, que serve a cidade inglesa de Londres, chamado Plane Food. 

No local, é possível ver cozinheiros preparam receitas asiáticas na frente dos clientes. Os passageiros também podem curtir pratos que trazem bacalhau feito ao molho de vinho Chardonnay e rigatoni com cogumelos selvagens, tudo com a qualidade associada ao nome de Ramsay.

Beaudevin

Divulgação/Beaudevin
Imagem: Divulgação/Beaudevin

E que tal ter uma experiência enogastronômica antes de embarcar em uma viagem aérea?

Isso é possível no Beaudevin, estabelecimento presente em lugares como o terminal norte do Miami International Airport e o terminal 2 do San Diego International Airport, nos Estados Unidos.

Com decoração elegante, o local oferece uma carta com cerca de 30 rótulos de vinhos tinto, branco e espumantes, tudo podendo ser combinado com entradas saborosas (como salmão escocês defumado) e pratos maiores que harmonizam com as bebidas.  

Sushi Kyotatsu

kawamura_lucy/Getty Images/iStockphoto
Imagem: kawamura_lucy/Getty Images/iStockphoto

O restaurante Sushi Kyotatsu fica no terminal 1 do aeroporto de Narita, que serve a cidade japonesa de Tóquio, e tem um menu de comida nipônica aclamado por jornalistas  e turistas. 

Trata-se de um lugar muito recomendado para comer um autêntico sushi de despedida antes de pegar um avião para fora de terras nipônicas. 

Whisky River

Divulgação/Whisky River
Imagem: Divulgação/Whisky River

Operando nos aeroportos internacionais de Raleigh-Durham e Charlotte Douglas (ambos na Carolina do Norte, nos Estados Unidos), o Whisky River é um restaurante e bar que pode entreter, e muito, os turistas antes de um voo. 

 O estabelecimento é frequentemente palco para shows de música ao vivo e tem interessantes decorações inspiradas no universo do sul dos Estados Unidos, com fivelas de cintos de cowboys adornando as paredes e assentos feitos com couro de vaca. No Whisky Bar que fica no aeroporto de Raleigh-Durham há, inclusive, um touro mecânico.  

Roteiros gastronômicos