Topo

Oscar 2022: 5 filmes com questões femininas estão entre os indicados

Olivia Colman em 'A Filha Perdida' Imagem: Divulgação/Netflix

Mariana Gonzalez

De Universa

08/02/2022 15h11

A Academia divulgou na manhã de hoje os filmes indicados às categorias premiadas na cerimônia, marcada para 27 de março. Entre os indicados a melhor filme e produções que concorrem em categorias de menor destaque, há muitas histórias que apresentam questões tipicamente femininas.

É o caso de "A Filha Perdida" e "Mães Paralelas", que falam sobre maternidade em diferentes aspectos, "Spencer", que retrata distúrbios alimentares e pressão estética na trajetória da princesa Diana, e "Ataque dos Cães", o campeão de indicações, que reflete sobre masculinidade tóxica.

"A filha perdida" e a maternidade compulsória

Baseado no livro de Elena Ferrante, o filme mostra as reflexões de Leda, de 48 aos, que após uma vida de dedicação à profissão e às duas filhas passa suas primeiras férias sozinha, em uma cidade costeira na Grécia. Lá, depois de alguns dias, ela se depara com uma família que a faz lembrar de momentos difíceis que passou como mãe. Assim, "A Filha Perdida" reflete sobre maternidade, individualidade e culpa.

Além de debater sobre maternidade, individualidade e culpa, "A Filha Perdida" traz um debate sobre etarismo, como escreveu a colunista de Universa, Nina Lemos:

"Ao encontrar pessoas na ilha, a personagem causa choque ao contar a sua idade. "Você não pode ter 48 anos", dizem. Os 48 anos de idade da personagem são vistos como algo muito esquisito, uma idade onde mulheres não se atreveriam a ir à praia e muito menos viajar sozinhas".

Leda, personagem interpretada por Olivia Colman em "A Filha Perdida", adaptação do livro de Elena Ferrante Imagem: Divulgação

"Mães Paralelas" e a maternidade solo

O filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar, com Penélope Cruz como protagonista, acompanha duas mulheres lidando com a maternidade solo.

Janis engravida sem planejamento de uma relação casual com um affair e decide criar a filha sozinha. Na maternidade, ela conhece Ana, uma mulher bem mais jovem, mas que também será mãe solo. As duas enxergam a situação de forma muito diferente: enquanto a primeira está feliz e animada por ser mãe, a segunda está abalada. Apesar disso, elas encontram conforto uma na outra.

Penélope Cruz e Milena Smit em "Mães Paralelas" Imagem: Sony Pictures Classics/Divulgação

"Ataque dos Cães" e a masculinidade tóxica

O filme de faroeste, ambientado em 1925, trata de temas como amor, luto, ressentimentos e sexualidades. A história acompanha a relação entre o fazendeiro "machão" Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) e o jovem Peter (Kodi Smit-McPhee), um rapaz adolescente considerado afeminado para os padrões locais.

Para a colunista de Universa Nina Lemos, que também escreveu sobre este filme, "Phil é um exemplo perfeito da masculinidade tóxica, inclusive porque ele é muito infeliz. E esse tipo de comportamento, além de matar mulheres, faz muito mal para os homens".

"Apesar de ele ser um personagem do início do século passado, tem um comportamento que podemos reconhecer em vários homens que conhecemos".

Benedict Cumberbatch e Kodi Smit-McPhee são os protagonistas de longa "Ataque dos Cães" Imagem: Divulgação/Netflix

"Spencer": pressão estética e distúrbios alimentares

O longa que tem Kristen Stewart no papel da princesa Diana faz especulações sobre como teria sido o último Natal dela com a família real britânica, em meio às especulações de traição em seu casamento com o príncipe Charles.

A Diana deste filme, portanto, traz dilemas que vão desde a vontade de se encerrar um casamento com dois filhos pequenos, a pressão estética que a família real exerce sobre ela até distúrbios alimentares, como a bulimia.

Kristen Stewart como a princesa Diana no filme "Spencer" Imagem: Divulgação

"Apresentando os Ricardos" e relacionamentos tóxicos

Nicole Kidman interpreta a atriz Lucille Ball, que nos anos 1930 chegou a Hollywood e conheceu o também ator cubano Desi Arnaz (Javier Bardem). Eles se casam, compram uma mansão e a carreira de Lucy deslancha - até que ela enfrenta acusações de ser comunista e crises que colocam em risco sua carreira e também seu casamento.

Além de retratar a trajetória da estrela de "I Love Lucy", o filme destaca a relação complexa entre o casal, que vive em meio a brigas e atitudes bastante tóxicas.

Nicole Kidman e Javier Bardem em cena de "Apresentando Os Ricardos" Imagem: Reprodução / Internet

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Oscar 2022: 5 filmes com questões femininas estão entre os indicados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa Vê TV