Topo

Ana Cañas se mostra nua no espelho: 'A foto me liberta de alguns demônios'

Ana Cañas, nua no banheiro Imagem: Reprodução/ Instagram

Colaboração para o Universa

17/01/2020 21h05

Ana Cañas postou hoje, no Instagram, uma selfie em que aparece totalmente nua (com riscos para cobrir as partes íntimas), no espelho do banheiro. A cantora, que é ativa militante pelo feminismo, propôs uma reflexão a partir da foto.

No texto que acompanha a imagem, Ana disse que tem consciência de que a foto não vai "derrubar o patriarcado" e que sabe que é "magra" e "padrão".

"Tenho consciência da pressão estética e da gordofobia, da luta por direitos e acessos, na sociedade. Estou aprendendo todo dia", disse.

Ela afirmou, ainda, que sofreu assédio por ter um corpo padrão e que ficou traumatizada, antes de restabelecer sua saúde "mental e sexual".

"Passei a vida toda cobrindo meu corpo com medo de mais violência? Com certeza. Foi uma conquista andar de shorts na rua? Foi".

"A foto me liberta de alguns demõnios que me habitam? Sim, mas ela não altera os privilégios dos homens. Vai ser usada para punhetas? Talvez. Luto pela desobjetificação? Luto. A ultrassexualização dos corpos é uma ferramenta de controle e opressão patriarcal? É. Quero biscoito? Quero", escreveu, propondo um diálogo para entender a questão.

Mais cedo, em outro post, a cantora defendeu que aliar o empoderamento à nudez é um "equívoco".

"A nudez é uma conquista, uma ferramenta de autoaceitação e uma dialética com a própria imagem", escreveu. "Empoderamento é outro rolê, pois a luta é coletiva (vai além do espectro da individualidade) e a palavra 'empoderamento' pressupõe mudanças nas estruturas de poder. O equívoco é aliar as duas coisas".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ana Cañas se mostra nua no espelho: 'A foto me liberta de alguns demônios' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Direitos da mulher