Topo

Cientistas votam na sexta a troca do quilograma pelo "quilograma eletrônico"

Protótipo internacional de quilograma feito de 90% de platina e 10% de irídio - Greg L/Creative Commons
Protótipo internacional de quilograma feito de 90% de platina e 10% de irídio Imagem: Greg L/Creative Commons

Por Kate Kelland e Stuart McDill

12/11/2018 14h25

Depois de anos lidando com um cilindro de metal às vezes poeirento em um subterrâneo nos arredores de Paris que serve como referência global para a massa moderna, cientistas estão atualizando a definição de quilograma.

Assim como a redefinição do segundo, em 1967, ajudou a facilitar a comunicação através do mundo por meio de tecnologias como o GPS e a internet, especialistas dizem que a mudança do quilograma será melhor para a tecnologia, o varejo e a saúde ? mas provavelmente não mudará muito o preço do peixe.

Leia também:

O quilograma foi definido em 1889 por um pequeno pedaço de platina-irídio guardado em Paris. Todas as medições de massa moderna se referem a ele, dos microgramas de remédios aos quilos de maçãs e peras e às toneladas de aço e cimento.

O problema é que "o protótipo internacional de quilograma" nem sempre tem o mesmo peso. Mesmo dentro de suas três cúpulas de vidro ele fica sujo e empoeirado e é afetado pela atmosfera, e às vezes precisa de uma boa limpeza.

"Vivemos em um mundo moderno. Há poluentes na atmosfera que podem grudar à massa", disse Ian Robinson, especialista do departamento de engenharia, materiais e elétrica do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido.

"Então, quando você simplesmente o tira do subterrâneo, ele está ligeiramente sujo. Mas todo o processo de limpeza ou manuseio ou de uso da massa pode mudar sua massa. Então talvez não seja a melhor maneira de definir a massa."

O que se precisa é de algo mais constante. Por isso, ao final de uma reunião de uma semana no Palácio de Versalhes, em Paris, os maiores entusiastas de medições do mundo do Escritório Internacional de Pesos e Medidas votarão na sexta-feira a criação de um "quilograma eletrônico" como a nova referência de medida da massa.

Assim como o metro, antes a medida de uma barra de platina-irídio, também guardada na capital francesa, hoje é definida pela velocidade constante da luz no vácuo, o quilograma será definido por um valor fundamental minúsculo, mas imutável, chamado de "constante de Planck".

A nova definição envolve um aparato chamado de balança Kibble, que usa a constante para medir a massa de um objeto empregando uma força eletromagnética medida precisamente.