Amazônia foi inundada pelo Mar do Caribe duas vezes há milhões de anos
Partes da floresta amazônica na Colômbia e no Brasil foram inundadas pela água do Mar do Caribe duas vezes no período Mioceno, de 23 milhões a 5 milhões de anos atrás, revela estudo publicado nesta quarta-feira (3) na revista Science Advances.
Carlos Jaramillo, do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian, e seus colegas, examinaram sedimentos da bacia Llanos no leste da Colômbia e a bacia do Amazonas e Solimões no noroeste do Brasil.
Entre os sedimentos estão 933 tipos de microfósseis e dois macrofósseis - um dente de tubarão e um camarão mantis.
A história de incursões marinhas na Amazônia pode ajudar a entender o desenvolvimento da biodiversidade de flora e fauna da região, a maior do planeta.
Atualmente, cerca de 80% da paisagem da Amazônia é ocupada por florestas “secas”, onde a inundação é rara, enquanto cerca de 20% são consideradas áreas alagadas.
O resultado acrescenta evidências ao debate sobre a existência de enchentes de água salgada no passado da região. Ainda é um tema controverso entre os cientistas se a Amazônia Ocidental tinha sido inundada pelo mar, em parte porque o terreno atual é difícil de analisar.
As descobertas também confirmam que a paisagem teve grandes mudanças nos últimos 20 milhões de anos.
A equipe também estudou a informação sísmica do local. Esses dados mostram as duas inundações de águas do mar tiveram duração relativamente curta.
Os autores sugerem que mais pesquisas devem ser feitas para analisar sedimentos em outras bacias de diferentes rios da Amazônia Ocidental no futuro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.