Topo

Foguete leva cápsula com 589 kg de suprimentos para astronautas

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 13h33

A Orbital Sciences Corp. lançou, com sucesso, na manhã desta quarta-feira (18) um foguete com uma cápsula a bordo, no quarto quarto voo de uma empresa privada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Junto com a SpaceX, a companhia norte-americana foi contratada pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) para enviar cargas para os astronautas da plataforma orbital.

O lançamento da Antares, o foguete de dois estágios que transporta a cápsula Cygnus, ocorreu no Centro Espacial de Wallops, uma ilha do litoral da Virgínia, no Leste dos Estados Unidos. A Antares já havia realizado um voo em abril passado, também da base de Wallops, com um simulador da Cygnus.

Como este voo ainda é experimental, a cápsula vai levar apenas 589 quilos de suprimentos para abastecer a tripulação da missão 37 da ISS, incluindo alimentos e roupas aos astronautas - ela é capaz de transportar 2 toneladas de carga. 

A cápsula terá de realizar uma série de manobras antes de alcançar, no próximo domingo (22), a ISS, situada a 415 quilômetros de altitude.

Ela ficará atracada à ISS por trinta dias, mas, ao contrário da cápsula Dragon, da concorrente SpaceX, a Cygnus não vai regressar à Terra: o equipamento será destruído ao reentrar na atmosfera terrestre.

Mais Tilt