Topo

Trânsito de Vênus é observado em vários pontos do planeta

Do UOL

Em São Paulo

05/06/2012 19h57Atualizada em 05/06/2012 20h23

Pessoas de várias partes do mundo começaram a observar às 19h04 (horário de Brasília) desta terça-feira (5) o trânsito de Vênus, fenômeno raríssimo que acontece pela última vez neste século. Infelizmente, na maior parte do território brasileiro o Sol já terá se escondido por trás do horizonte oeste e o fenômeno só poderá ser observado por quem vive no extremo noroeste do país.

O trânsito pode ser observado em tempo real pelo site da Nasa (http://sunearthday.nasa.gov/transitofvenus). O blog Física na Veia!, parceiro do UOL, também vai acompanhar o evento e postar fotos (http://fisicamoderna.blog.uol.com.br).

O fenômeno foi descoberto em 1627, pelo astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630). Ele se deu conta de que os planetas interiores (Mercúrio e Vênus) poderiam cruzar o disco solar. E previu que isso aconteceria com Vênus quatro anos depois, em 1631. Kepler, infelizmente, morreu em dezembro de 1630 sem poder observar o fenômeno que confirmaria a sua previsão. 

Trânsitos de Vênus são bem raros. Depois deste de 1631, ocorreram apenas seis outros. O último deles foi em 2004.

(Com agências internacionais e blog Física na Veia!)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tilt