PUBLICIDADE
Topo

ESA mostra fotos da Dinamarca para alertar sobre risco de desertificação

25/07/2018 13h15

Paris, 25 jul (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA) alertou nesta quarta-feira sobre o risco de desertificação pelas últimas ondas de calor ao divulgar fotos dos campos agrícolas dinamarqueses de julho de 2018, nos quais é visível a deterioração com relação ao ano precedente.

"A imagem de julho de 2017 mostra brilhantes campos verdes, em contraste com a deste mês de julho, na qual a vegetação morreu pelo calor e a falta de chuva. As altas temperaturas deste verão significam que o que foi visto na Dinamarca pode ocorrer em outras partes da Europa", alertou em uma nota a ESA.

O organismo europeu obteve essas duas imagens pertencentes a zonas agrícolas ao redor da cidade de Slagelse (Dinamarca) através de dois satélites Copernicus Sentinel-2, equipados por câmeras ópticas multiespectrais de alta resolução.

Os dados obtidos por essa missão da ESA fornecem medições do índice de área foliar, clorofila foliar e teor de água nas folhas, "o que permite uma avaliação detalhada da saúde das plantas".

A ESA avisou, além disso, que "o atual calor" está "queimando" as nossas terras e vegetação, da mesma maneira que os incêndios neste verão em países como Reino Unido, Suécia e Grécia está "semeando o caos".