PUBLICIDADE
Topo

Teerã sofre terremoto de magnitude 5,2

20/12/2017 20h33

Teerã, 20 dez (EFE).- Um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter sacudiu nesta quarta-feira a capital do Irã, Teerã, após o qual as autoridades ainda não informaram sobre vítimas ou grandes danos materiais.

Centro Sismológico do Irã, que pertence à Universidade de Teerã, informou que o tremor aconteceu às 23h29 (hora local; 17h59 de Brasília), com epicentro, na região de Meshken, entre as províncias de Teerã e Elbruz.

O Serviço Geológico de Estado Unidos (USGS), por sua vez, calculou a magnitude do terremoto em 4,9 na escala Richter. O epicentro teria ocorrido na cidade de Malard, a 40 quilômetros da capital do país.

Vários moradores da capital do país deixaram suas suas casas e estão em ruas devido ao medo de réplicas ou de um tremor maior, como pôde constatar a Agência Efe.

Bahar, uma arquiteta de 35 anos, foi uma das moradoras de um dos bairros do norte de Teerã que decidiu esperar na rua que a situação se acalmasse.

"Me assustei muito, nunca tinha sentido um tremor tão forte", disse Bahar à Efe.

Segundo a arquiteta, o terremoto fez tremer os vidros das janelas de sua casa. Alguns móveis até chegaram se mover.

O sismo também foi sentido em cidades próximas à capital, como Qom, Qazvin e Karag.

O diretor da Organização de Gestão de Crise de Teerã, Esamail Najjar, disse à imprensa estatal que todos os órgãos do governo estão preparados para prestar socorro. A polícia, os hospitais e o Corpo de Bombeiros também estão em alerta máximo para emergências.

O Irã registra grande atividade sísmica. Nas últimas semanas, vários terremotos foram registrados no país, muitos deles superiores a 6 graus na escala Richter.

No último dia 12 de novembro, um forte terremoto de magnitude 7,3 graus deixou 620 mortos e mais de 12 mil feridos na província de Kermanshah, no nordeste do país, na fronteira com o Iraque.