Topo

"Matthew" se transforma no 5º furacão da temporada no Atlântico

29/09/2016 16h36

Miami, 29 set (EFE).- A tempestade "Matthew" se transformou em furacão nesta quinta-feira ao sul de Porto Rico, ao alcançar ventos máximos constantes de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

"Matthew", o quinto furacão da atual temporada ciclônica no Atlântico, mantém seu deslocamento em direção ao oeste com uma velocidade de translação de 28 km/h, indicou o NHC em seu boletim mais recente.

O furacão está 300 quilômetros ao nordeste de Curaçao, onde está vigente uma vigilância de tempestade tropical, da mesma forma que em Bonaire e Aruba, áreas para as quais foram previstas acumulações de água de mais de 10 centímetros nas próximas 48 horas.

O boletim do centro meteorológico adverte também que as autoridades de Colômbia e Venezuela devem rastrear o desenvolvimento do furacão, que até hoje era a 13ª tempestade tropical da temporada de furacões na bacia atlântica.

Segundo o NHC, nas próximas 48 horas se espera um gradual fortalecimento de "Matthew", cujos ventos com força de furacão se estendem até 110 quilômetros de seu centro.

As chuvas associadas a "Matthew" começarão a diminuir hoje à tarde nas Antilhas Menores, mas se registrarão acumulações totais de água entre 5 e 10 centímetros em Aruba, Bonaire e Curaçao.

"Estas precipitações podem produzir inundações repentinas e deslizamentos de lodo que ponham em perigo a vida das pessoas", advertiram os especialistas.

Nesta temporada de furacões no Atlântico, iniciada em 1º de junho, se formaram 13 tempestades tropicais, das quais cinco se transformaram em furacões ("Alex", "Earl", "Gastón", "Hermine" e agora "Matthew"), que causaram 66 mortes, a maioria delas registradas no México pela passagem de "Earl".

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) espera uma temporada de furacões no Atlântico um pouco mais ativa que o normal, com a formação de 12 a 17 tempestades, das quais entre cinco e oito chegariam a ciclones, e entre dois e quatro de maior categoria.