PUBLICIDADE
Topo

China enviará sua segunda mulher ao espaço ainda em 2013

Em Pequim

02/04/2013 07h03

A China enviará ao espaço sua segunda mulher astronauta, Wang Yaping, ainda neste ano na nave Shenzhou 10, informou nesta terça-feira (2) o portal oficial do país na internet, China.org.ch.

A missão, cuja data ainda não foi concretizada - mas deve ocorrer entre junho e agosto -, durará 15 dias e será a quinta tripulada da corrida espacial chinesa.

Wang, tenente da Força Aérea de 35 anos, natural da cidade de Yantai, na província de Shandong, é casada e tem um filho. Ela vai embarcar junto com dois colegas na Shenzhou 10, que deve se acoplar ao laboratório espacial chinês Tiangong 1 (Palácio do Paraíso 1).

"Os três astronautas permanecerão em órbita por 15 dias, 12 dos quais passarão no interior do Tiangong 1", disse o chefe de design do Programa Espacial Tripulado, Zhou Jianping.

Os astronautas chineses realizaram o primeiro acoplamento de uma nave tripulada, a Shenzhou 9, em junho do ano passado e ficaram dentro dela por dez dias.

A tenente Wang foi uma das mulheres candidatas para tripular aquela nave, mas quem acabou indo foi Liu Yang, que, assim, se transformou na primeira mulher chinesa a ir ao espaço.

Wang participou dos trabalhos de resgate durante o terremoto de Sichuan, no sudoeste do país, em 2008 - o mais grave em mais de três décadas na China e que causou 88 mil mortes e milhares de desaparecidos-, e pilotou um avião para modificar o clima durante as Olimpíadas de Pequim no mesmo ano.

A missão precede às que terão como objetivo substituir o módulo Tiangong-1 por uma estação espacial em 2020.

Tilt