Topo

Perto de chegar a Haiti e Cuba, "Tomas" pode virar furacão

Garoto caminha por rua alagada pelas fortes chuvas que atingem a República Dominicana, como resultado da passagem da tempestade tropical "Tomas" - Orlando Barróa/EFE
Garoto caminha por rua alagada pelas fortes chuvas que atingem a República Dominicana, como resultado da passagem da tempestade tropical "Tomas" Imagem: Orlando Barróa/EFE

05/11/2010 04h14

Miami, 4 nov (EFE).- A tempestade tropical "Tomas" segue aumentando a intensidade de seus ventos e está muito perto de se transformar em furacão antes de chegar ao Haiti e ao leste de Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 1h (de Brasília), a instituição assinalou que a Jamaica começou a sofrer os efeitos da tempestade, assim como o leste de Cuba e a costa sul do Haiti.

Com ventos de 110 km/h, o NHC prevê que a tempestade "Tomas" se transformará em furacão nesta sexta-feira, quando seus ventos alcançarão 119 km/h.

O centro de "Tomas" passará na sexta-feira entre a costa do Haiti e o leste de Cuba, e os efeitos dos fortes ventos e das chuvas afetarão praticamente todo o território haitiano, uma parte da República Dominicana e Cuba.

"Tomas" está afetando a Jamaica e o sudoeste do Haiti com fortes chuvas desde a tarde da quinta-feira.

À 1h, o centro da tempestade estava a 160 quilômetros ao sudeste de Kingston (Jamaica) e a 375 quilômetros ao oeste-sudoeste de Porto Príncipe (Haiti), na latitude 17,3 graus norte e longitude 75,5 graus oeste.

A tempestade se desloca em direção ao norte-nordeste a 15 km/h, e o NHC prevê um giro ao nordeste nas próximas 48 horas.

"Tomas" poderá causar perigosas ondas no litoral da Jamaica, Haiti, leste de Cuba, sudeste das Bahamas e nas ilhas Turks e Caicos.