Topo

Enchentes causam cinco mortes no Vietnã

15/12/2005 05h18

Hanói, 15 dez (EFE).- Pelo menos cinco pessoas morreram por causadas inundações provocadas pelas fortes chuvas que afetam a zonacentral do Vietnã esta semana, confirmaram hoje fontes policiais.

Um policial de 21 anos morreu afogado ao ser arrastado pelacorrente de água produzida pelas enchentes quando tentava atravessarum canal na província de Quang Nam, cerca de 800 quilômetros ao sulde Hanói.

Outras duas pessoas morreram na província de Binh Ding, enquantoas autoridades de Phu Yen informaram de um morto, além de outro emKhanh Hoa, disse Nguyen Thi Bich, subdiretor da Divisão Nacional daPrevenção de Inundações.

Bich acrescentou que a imprensa local informou de um número maiselevado de falecidos devido às inundações, mas que os númerosincluem as vítimas fatais registradas durante as últimas semanas emvárias províncias.

O jornal local Than Nien News assinalou hoje que pelo menos 13pessoas faleceram esta semana, oito na província de Khanh Hoa, ondemilhares de hectares de arrozais permanecem embaixo dŽágua.

Segundo as autoridades, as enchentes também podem ocasionar danosao café e a outros cultivos comerciais na zona montanhosa do centrodo Vietnã.

Os meteorologistas locais explicaram que o inesperado dilúviodeste mês pode ter sido causado pelo choque das monções procedentesdo norte com as do sul.