O império contra-ataca

Ofuscado pelo ChatGPT, Google lança arsenal de IA que criará emails, apps e jogará programadores na berlinda

Marcella Duarte e Gabriel Francisco Ribeiro De Tilt, em São Paulo e de Mountain View (Califórnia)* Arte/UOL

"Como vocês devem saber, tem sido um ano muito agitado para a inteligência artificial", disse Sundar Pichai com um sorriso meio amarelo. Apesar de o CEO do Google ter iniciado assim o Google I/O 2023, seu maior evento, nada do falatório sobre a tecnologia do momento foi gerado pela empresa de Mountain View.

Até agora, o grande protagonista dessa onda tem sido o ChatGPT. Exemplar de uma espécie chamada de IA generativa (capaz de criar conteúdo), esse chatbot (serviço de conversação) assustadoramente humano conseguiu romper pela primeira vez a bolha dos desenvolvedores e impactar a rotina das pessoas. O inimaginável quase aconteceu: a Samsung cogitou trocar em seus produtos o buscador do Google pelo Bing, turbinado pela Microsoft com o ChatGPT.

O Google está enfrentando seu maior desafio dos últimos 20 anos. Desde que foi lançado, nada surgiu no mercado que nos fizesse ter vontade ou desejo de trocar de ferramenta como ocorre agora Junior Borneli, fundador da escola de inovação Startse

E a resposta veio na quarta-feira (10). Em uma espécie de contra-ataque às "forças rebeldes" —fãs de Star Wars entenderão—, a empresa não poupou poder de fogo: ao longo de mais de duas horas, executivos apresentaram exaustivamente o novo arsenal do Google nesta frente de batalha, de serviços amplamente conhecidos, como Gmail e Fotos, a algumas caras novas, como o soldado criado especialmente para bater de frente com o ChatGPT, o Bard, e o cérebro de toda estratégia, o PaLM-2.

Os investidores até que gostaram: a empresa já ganhou US$ 131 bilhões em valor de mercado desde os anúncios. Algumas novidades, porém, mal chegaram e têm o jeitão de "eu já vi esse filme antes". Outras ecoam o ar de irresponsabilidade que críticos atribuem ao ChatGPT, como a capacidade de detonar cadeias produtivas inteiras. De todo modo, ainda que esteja criando armas potentes, o Google sabe: a batalha não será fácil, a sobrevivência exigirá alguns sacrifícios e, como contou Pichai a Tilt, "algumas coisas podem mudar enquanto o progresso continua".

ARTE/UOL

Com IA generativa, estamos dando o próximo passo. Em uma abordagem ousada e responsável, estamos reinventando todos os nossos principais produtos, incluindo a Busca

Sundar Pichai, CEO do Google

O cérebro por trás da IA

Você não vai baixar o PaLM 2 na Play Store. Mas essa é a peça central do contra-ataque do Google. Modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, ele é capaz de gerar uma ampla variedade de conteúdos com habilidade de entender idiomas falados por humanos (mais de 100 línguas) e máquinas (fluente em mais de 20 linguagens de programação), raciocinar e programar outros robôs.

Ele consegue responder questões de matemática, codificação, raciocínio, tradução multilíngue e geração de linguagem natural Zoubin Ghahramani, vice-presidente da divisão DeepMind, que lidera o trabalho de inteligência artificial do Google

O PaLM 2 é o poder de ser mais parecido com um ser humano por trás de cada produto dito inteligente. De acordo com Ghahramani, já são 25 deles no Google, e uma versão mais leve poderá rodar em dispositivos móveis.

Esta é a segunda e melhorada versão do cérebro criado pelo Google para seus apps. Até mesmo nessa promissora jogada, especialistas veem sinais de que o império não é mais o mesmo. Ainda que potente, o PaLM 2 nasce com um rival de peso, o GPT-4, a alma renovada do ChatGPT, lançada dois meses atrás pela OpenAI.

Quando a gente pensa na vanguarda da inovação, todo mundo seguia o que o Google fazia. Mas o jogo virou. Agora, na questão de inteligência artificial, o Google está correndo atrás da OpenAI e, por consequência, da Microsoft, que se apoderou dessa tecnologia, incluindo o ChatGPT no Bing. Claramente há uma contraofensiva do Google Junior Borneli

Programadores perdendo emprego?

Uma das capacidades que mais chama atenção no PaLM 2 é a de escrever e editar códigos, o que faz dos robôs-programadores um dos futuros possíveis para o Google — ainda que a empresa diga não querer usá-los para substituir seres humanos, mas sim como auxiliares de profissionais ou iniciantes.

Embarcado no Google Cloud, plataforma de serviços de nuvem, o assistente de programação via chat vai responder perguntas para ensinar como fazer algo, melhorar a eficiência de um processo, corrigir um erro e até completar um código. E depois ainda vai inspecionar o desempenho do programa criado.

Para desenvolvedores experientes, a Vertex IA, divisão de aprendizado de máquina, pode criar funções inteiras de apps e fazer debug (correção de problemas). Ou seja, é um concorrente do Copilot, do GitHub, e do CodeWhisperer, da AWS (Amazon Web Services).

Até agora bastante requisitados, programadores passam a se ver na berlinda — assim como diversas categorias de profissionais. Em resposta a Tilt, o chefão do Google desviou do assunto.

A IA vai trazer mudanças profundas. Não podemos subestimar a oportunidade de ela também trazer mais oportunidades econômicas. Mas, claro, terá disrupção. Essa tecnologia vai trazer progresso, mas algumas coisas podem mudar enquanto o progresso continua Sundar Pichai

Outros executivos da empresa são menos comedidos — e aproveitam para profetizar sobre o que ocorrerá depois que o vendaval passar.

Sim, alguns empregos irão cair com o tempo por causa do ambiente digital. Serão perdidos. Mas outros empregos estão sendo criados. É como em 1995. Não existia a figura do webdesigner. O mesmo vai rolar agora. Há empregos como "engenheiros de prompt" sendo criados

James Manyika, Vice-presidente de tecnologia e sociedade do Google

Edição mágica de fotos

Nem só de tecnologia nos bastidores é feito o contra-ataque do Google. Aplicativos presentes na maioria dos smartphones ganharam aquele banho de IA.

Lançado com uma camada de inteligência ainda em 2015, seja para organizar imagens ou relembrar memórias, o Google Fotos vai passar a apagar pessoas e objetos de fotos (Magic Eraser), elevar a nitidez de imagens desfocadas (Photo Unblur) e até mudar a posição de alguém na cena ou mesmo alterar a cor do céu (Magic Editor).

Combinadas, essas habilidades, ainda em fase experimental, darão grandes poderes ao Fotos. Quando tirar alguém de uma cena, ele "imagina" o que tinha atrás para colocar no lugar. Assim, a imagem não exibirá com um tremendo vazio ou borrão.

Além disso, o Google escreverá emails, criará descrições de vagas de emprego, fará planilhas de cálculo ou tabelas de atividade para você. A IA também vai gerar imagens diretamente no Slides (o "Power Point" do Google) e no Meet (de videoconferências).

Se funcionarem, farão o trabalho ser menos chato. Ainda assim, há quem veja essas novidades chegarem ao mercado com um gostinho de "mais do mesmo", já que a Microsoft apresentou há dois meses seu Copilot para o Word, Excel e Power Point.

Bard, um soldado experimental contra o ChatGPT

Em breve, a fila de espera para usar o chatbot de IA do Google vai acabar. Lançado em março apenas para usuários dos EUA e Reino Unido, em clara resposta ao ChatGPT, o Bard estreará em 180 países — por ora, o Brasil não foi incluído.

O PaLM 2 tornou o chatbot "mais inteligente". Em breve, "conversará" nos 40 idiomas mais falados no mundo e vai incluir imagens nas respostas e compreender fotos nas perguntas. Por exemplo: uma pessoa poderá apontar a câmera para a geladeira e perguntar que receita pode ser feita com aqueles ingredientes ou mirar uma gaveta com materiais de artesanato e receber uma sugestão de trabalho manual.

O Bard será ainda integrado a outros serviços do Google e vai interagir com aplicações de terceiros —a primeira será o Firefly, inteligência artificial da Adobe, que gera imagens.

Também nesse caso, porém, o Google pena pra sair da sombra do ChatGPT, que já é fluente em mais de 50 idiomas e, ao lado do Bing, já têm a maioria dos poderes que o rival acaba de ganhar.

O Bard, no entanto, é encarado como um laboratório pelo Google, que o vê mais como uma forma de aprimorar a tecnologia para utilizá-la em seus serviços do que como um produto final.

Buscas online: o último front

Nem mesmo o motor de busca escapou. A ferramenta mais tradicional e principal fonte de receita da empresa vai contar com inteligência artificial, em um movimento —adivinhe!— feito recentemente pela Microsoft.

No caso do Google, o sistema responderá às perguntas diretamente nos resultados, logo abaixo do campo de pesquisa, e não em uma janela separada.

Para diferenciar essa experiência dos resultados de links convencionais, que aparecerão mais para baixo, as respostas aparecerão em um fundo de outra cor e com uma notificação dizendo "Generative AI is experimental" — ou seja, ainda está em fase de testes.

A precaução sinaliza que o Google está pronto para guerra, mas não vai de cara mudar completamente sua galinha de ovos de ouro — 57% do faturamento vêm das pesquisas online.

Foi para a Busca, aliás, que o Google reservou um trunfo de que o Bing não tem. Após a primeira pesquisa, será possível fazer perguntas sobre o mesmo assunto, como se estivesse em uma conversa. Ou seja, o robô entenderá o contexto.

Reprodução/YouTube

Afinal, para onde o Google está indo?

Acostumado a ditar moda, o Google ocupa pela primeira vez o incômodo lugar de precisar seguir tendências. Conta a favor da empresa o fato de o ChatGPT ser um fenômeno sem precedentes ainda quando comparado a outras tecnologias populares.

"O fato de o Google ter demorado para responder não é necessariamente um problema. O número de usuários que o ChatGPT conseguiu em pouquíssimo tempo foi inesperado, venceu todas as grandes inovações, como redes sociais, smartphones e o streaming. Ninguém conseguiu chegar tão rápido a tantas pessoas quanto ele", diz Borneli.

A rapidez com que conquistou usuários está relacionada às principais críticas feitas ao ChatGPT. Para alguns analistas, ele foi liberado cedo e "cru" demais, sem considerar os efeitos nocivos para a sociedade — da desinformação ao impacto no mercado de trabalho, passando pelo potencial de inflar o medo de robôs ganharem vida própria.

Neste aspecto, o Google tem sido apontado como uma das poucas empresas a agir com cautela. "Nessa plataforma, o seu dado é seu e de mais ninguém", afirmou Thomas Kurian, CEO do Google Cloud.

Recursos mostrarão de onde vêm os dados e como eles são processados antes de respostas "mágicas" serem concedidas. Ainda assim, até quem passou a vida trabalhando com essa tecnologia tem medo do que está por vir. É o caso do britânico Geoffrey Hinton, um dos "padrinhos da IA", que deixou o Google há poucos dias e passou a renegar sua criação, tida como perigosa.

Diante de tantas incertezas, o próprio Pichai é categórico. Pouca coisa continuará a mesma daqui para frente:

IA não é só um facilitador, é uma grande mudança de plataforma

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