Topo

Microsoft anuncia inteligência artificial que resume tópicos de email e reuniões

Loja da Microsoft na 5ª Avenida, em Manhattan (Nova York) - Getty Images
Loja da Microsoft na 5ª Avenida, em Manhattan (Nova York) Imagem: Getty Images

Jeffrey Dastin

16/03/2023 18h03

A Microsoft divulgou nesta quinta-feira seus planos mais recentes para colocar a inteligência artificial nas mãos de mais usuários, respondendo a uma série de lançamentos esta semana de seu rival Google com atualizações para seu próprio software de escritório amplamente utilizado.

A empresa de tecnologia apresentou um novo "copiloto" de inteligência artificial para o Microsoft 365, seu pacote de produtos que inclui documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e e-mails do Outlook.

Liberada pela primeira vez a clientes empresariais selecionados para teste, a inteligência artificial oferecerá um rascunho nesses aplicativos, acelerando a criação de conteúdo e liberando o tempo dos funcionários, disse a Microsoft.

A empresa, que está superando seus concorrentes por meio de investimentos na criadora do ChatGPT, a startup OpenAI, também apresentou uma nova experiência de "chat de negócios" que pode extrair dados e executar tarefas em aplicativos com o comando escrito de um usuário.

Em uma das maiores atualizações da empresa na quinta-feira, a Microsoft disse que a inteligência artificial pode abrir a magia computacional de seu software de planilha Excel — há muito tempo domínio de analistas treinados — para qualquer pessoa capaz de descrever um cálculo que gostaria em texto simples.

A Microsoft também disse que a inteligência artificial pode resumir tópicos de e-mail e reuniões virtuais à medida que ocorrem em seu software de colaboração Teams, semelhante às notas ao vivo da inteligência artificial que o Google demonstrou aos repórteres esta semana.

A nova experiência de bate-papo de negócios da Microsoft também pode responder a uma pergunta como "diga à minha equipe como atualizamos a estratégia do produto", seguindo informações de uma manhã inteira de e-mails, reuniões e tópicos de bate-papo, disse a empresa.