Meta deve receber primeiras remessas dos novos chips da Nvidia este ano

NOVA YORK (Reuters) - A Meta, dona do Facebook espera receber as primeiras remessas do novo chip carro-chefe de inteligência artificial da Nvidia ainda este ano, disse um porta-voz da Meta à Reuters.

A Nvidia, que fabrica os chips de unidade de processamento gráfico (GPU) necessários para alimentar a maioria dos trabalhos de inteligência artificial de ponta, anunciou o novo chip B200 "Blackwell" em sua conferência anual de desenvolvedores na segunda-feira.

A fabricante de chips afirmou que o B200 é 30 vezes mais rápido em tarefas como fornecer respostas de chatbots, embora não tenha dado detalhes específicos sobre seu desempenho ao processar grandes quantidades de dados para treinar esses chatbots -- o tipo de trabalho que tem impulsionado a maior parte das vendas da Nvidia.

A diretora financeira da Nvidia, Colette Kress, disse a analistas financeiros nesta terça-feira que "achamos que chegarão ao mercado ainda este ano", mas também disse que o volume de remessas para as novas GPUs não aumentará até 2025.

A gigante das redes sociais Meta é um dos maiores clientes da Nvidia, depois de comprar centenas de milhares de seus chips da geração anterior para dar suporte a sistemas de recomendação de conteúdo aprimorados e produtos de inteligência artificial generativa.

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, revelou em janeiro que a empresa planeja ter cerca de 350 mil desses chips mais antigos, chamados H100s, em seu estoque até o final do ano. Em combinação com outras GPUs, ele acrescentou, a Meta teria o equivalente a cerca de 600 mil H100s ao fim desse período.

Em comunicado na segunda-feira, Zuckerberg disse que a Meta planeja usar o Blackwell para treinar os modelos Llama da empresa.

(Reportagem de Katie Paul em Nova York e Max Cherney e Stephen Nellis em San José)

Deixe seu comentário

Só para assinantes