Swisscom anuncia compra da Vodafone Italia por US$8,7 bi

Por John Revill

ZURIQUE (Reuters) - A Swisscom anunciou nesta sexta-feira a compra da Vodafone Italia por 8 bilhões de euros (8,7 bilhões de dólares) e fundirá a empresa com sua subsidiária italiana Fastweb, na mais recente rodada de consolidação na Europa.

A aquisição segue a fusão da unidade espanhola da francesa Orange  com a rival MasMovil, que foi aprovada no início desta semana. A Vodafone vendeu sua operação na Espanha para a Zegona Communications em outubro passado.

A Swisscom, controlada pelo governo suíço, disse que o acordo com a Vodafone Italia será financiado por dívida e pago em dinheiro.

A Vodafone informou que devolverá 4 bilhões de euros em capital aos acionistas e reduzirá pela metade o dividendo para 4,5 centavos de euro por ação a partir do ano financeiro de 2025, após o acordo na Itália e a venda de sua operação na Espanha.

O acordo com a Swisscom criará a segunda maior operadora de banda larga fixa da Itália, atrás apenas da Telecom Italia, com forte presença no segmento empresarial, e uma empresa líder em telefonia móvel.

Isso ocorre em um momento em que as operadoras de telecomunicações têm lutado para obter retornos sobre o capital nos últimos anos, enquanto a Swisscom - a operadora dominante na Suíça - tem trabalhado com um crescimento de receita praticamente estável.

Deixe seu comentário

Só para assinantes