Usuários do ChatGPT terão acesso ao conteúdo noticioso do Le Monde e Prisa Media

(Reuters) - Os usuários do ChatGPT terão acesso ao conteúdo de notícias em francês e espanhol do Le Monde e Prisa Media, anunciou a OpenAI, apoiada pela Microsoft, nesta quarta-feira, ao divulgar sua parceria com os veículos de mídia.

O conteúdo também será usado para treinar modelos de inteligência artificial generativa, afirmou, em meio à crescente popularidade da tecnologia e sua influência em diversos setores.

"Nossa parceria com a OpenAI é um movimento estratégico para garantir a disseminação de informações confiáveis aos usuários de IA, protegendo nossa integridade jornalística e fluxos de receita no processo", disse o presidente-executivo do Le Monde, Louis Dreyfus.

No ano passado, o grupo de mídia Axel Springer e a agência de notícias Associated Press fecharam acordos com a OpenAI para explorar o uso de IA generativa em notícias.

Mas, ao mesmo tempo, os veículos de notícias estão lidando com questões relacionadas a violação de direitos autorais e compensação justa quando seu conteúdo é usado para treinar grandes modelos de linguagem.

O jornal New York Times processou a OpenAI e a Microsoft no ano passado, acusando as empresas de usar milhões de seus artigos sem permissão.

Organizações de notícias como Intercept, Raw Story e AlterNet também processaram a OpenAI em um tribunal de Nova York no mês passado, acusando a companhia de usar indevidamente seus artigos para treinar o sistema de IA por trás do ChatGPT.

(Reportagem de Jaspreet Singh em Bengaluru)

Deixe seu comentário

Só para assinantes