Trump diz que TikTok é ameaça à segurança dos EUA, assim como Facebook

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNBC nesta segunda-feira que o TikTok é uma ameaça à segurança nacional do país, mas o comparou às ameaças representadas por outras redes sociais, como o Facebook, da Meta.

Trump reiterou suas preocupações à medida que os parlamentares avaliam um projeto de lei nesta semana que daria à proprietária do TikTok, ByteDance, cerca de seis meses para se desfazer do popular aplicativo de vídeos curtos.

A Câmara dos Deputados dos EUA deve votar nesta semana um projeto de lei que dá à empresa chinesa cerca de seis meses para se desfazer do TikTok, usado por 170 milhões de norte-americanos.

"Não estou querendo fazer do Facebook o dobro do tamanho. E se você banir o TikTok, os maiores beneficiários serão o Facebook e outros, mas principalmente o Facebook", disse Trump nesta segunda-feira. "E acho que o Facebook tem sido muito desonesto."

Trump criticou anteriormente a Meta, controladora do Facebook, por revogar seu acesso à plataforma e ao Instagram após remover duas de suas publicações durante a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Suas contas foram restabelecidas em fevereiro de 2023.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na semana passada que assinaria o projeto de lei depois que um comitê na quinta-feira aprovou a medida por unanimidade.

O TikTok, que afirma que não compartilhou e não compartilhará dados de usuários dos EUA com o governo chinês, argumenta que o projeto equivale a uma proibição. Não está claro se a China aprovaria qualquer venda ou se o TikTok poderia ser vendido em seis meses.

"Essa legislação tem um resultado predeterminado: a proibição total do TikTok nos Estados Unidos", disse a empresa na sexta-feira. "O governo está tentando privar 170 milhões de norte-americanos de seu direito constitucional à liberdade de expressão."

Continua após a publicidade

O aplicativo é popular e pode ser difícil conseguir que a legislação seja aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado em um ano eleitoral. No mês passado, a campanha de reeleição de Biden abriu uma conta no TikTok.

A campanha de Trump não abriu uma conta no TikTok.

Deixe seu comentário

Só para assinantes