Topo

Synopsys concentra IA em ferramentas de design de chips

29/03/2023 13h26

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Synopsys lançou nesta quarta-feira novas ferramentas de inteligência artificial projetadas para obter melhores resultados mais rapidamente nas várias etapas do projeto de chips de computação.

A empresa fabrica softwares que as empresas usam para projetar chips de computação. Os chips modernos têm dezenas de bilhões de minúsculos interruptores chamados transistores, e os arranjos precisos têm um grande impacto no custo e no desempenho dos chips, então os projetistas usam software de empresas como a Synopsys para ajudar na criação.

A Synopsys lançou pela primeira vez uma ferramenta de inteligência artificial para uma parte do processo de design de chip há três anos, e com clientes como Samsung e ST Microelectronics usando o sistema.

As ferramentas que a empresa lançou nesta quarta em sua conferência anual de usuários se espalham muito mais pelo processo de design de chips. Os produtos visam ajudar os engenheiros a procurar falhas em seus projetos, testar amostras físicas de chips de parceiros de fabricação e, uma vez iniciada a produção em massa, aumentar a proporção de microprocessadores sem defeitos saindo da linha de produção.

A Synopsys também lançou nesta quarta-feira uma ferramenta para facilitar a transferência de designs de chips analógicos de um parceiro de fabricação para outro. Tais movimentos têm sido tradicionalmente caros e demorados.

Sassine Ghazi, presidente e diretor de operações da empresa, disse que o duplo impacto de uma crise na cadeia de suprimentos e os controles de exportação dos Estados Unidos sobre os negócios fazem com que os executivos de chips procurem mais opções.

"Ninguém quer ser pego de surpresa se alguém disser que você não pode usar os chineses ou taiwaneses", disse Ghazi.

A Synopsys está em uma corrida com a Cadence Design Systems, sua maior concorrente, para adicionar inteligência artificial ao software de design de chips.