Topo

China mira em alcançar autossuficiência tecnológica mais rápido

07/03/2023 11h24

(.)

Por Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) - A China reestruturará o Ministério de Ciência e Tecnologia com o objetivo de se mover mais rapidamente em direção à autodependência, de acordo com um plano do Conselho de Estado submetido ao Parlamento nesta terça-feira.

A reestruturação do ministério foi incluída em um plano de reforma das instituições estatais que o Conselho Estatal, o gabinete da China, enviou ao Congresso Popular Nacional (NPC), que se reúne nesta semana.

"Enfrentando a situação grave da competição científica e tecnológica internacional, bem como a contenção e a supressão externas, é necessário ... acelerar a obtenção da autossuficiência científica e tecnológica de alto nível", disse o gabinete de governo no plano, sem nomear nenhum país.

A reestruturação proposta ocorre em meio a chamadas repetidas do líder da China, Xi Jinping, para que o país reduza a dependência de tecnologia estrangeira, à medida que os Estados Unidos impõem um número crescente de controles de exportação que tem atingido muitas empresas e indústrias chinesas.

"Em meio a uma feroz competição internacional...a construção de um país socialista modernizado depende da autossuficiência e aperfeiçoamento interno da ciência e da tecnologia", disse Xi, no domingo, a um grupo de delegados do Congresso.

As mudanças institucionais reveladas nesta terça-feira reduzirão o escopo do Ministério da Ciência e Tecnologia com responsabilidades anteriores - como a construção de zonas de desenvolvimento industrial de alta tecnologia e incentivo ao progresso tecnológico em áreas rurais - que serão re-distribuídas por vários ministérios.

Apesar de analistas e especialistas citarem os desafios que a China enfrenta para atingir a autossuficiência em áreas como semicondutores, um grupo de pesquisa da Austrália afirmou em relatório na semana passada que a China tem uma "surpreendente liderança" em 37 de 44 tecnologias críticas emergentes.