PUBLICIDADE
Topo

Apple mira em pagamento de combustível de dentro do carro com CarPlay

30/06/2022 17h04

Por Stephen Nellis

SÃO FRANSCISCO (Reuters) - A Apple quer que seus consumidores abasteçam diretamente do painel do seus carros em meados do próximo semestre, quando a versão mais recente do software CarPlay for lançada, acelerando o esforço da empresa para transformar veículos em uma loja de bens e serviços.

Um novo recurso revelado na conferência de desenvolvedores da empresa este mês permitirá que os usuários do CarPlay toquem em um aplicativo para dirigir até uma bomba e comprar gasolina diretamente de uma tela no carro, ignorando o processo usual de inserir um cartão de crédito. Detalhes da demonstração da Apple para desenvolvedores não foram relatados anteriormente.

A HF Sinclair, que comercializa sua gasolina em 1.600 postos nos Estados Unidos, disse à Reuters que planeja usar a nova tecnologia CarPlay e anunciará detalhes nos próximos meses.

A Apple já permitiu o CarPlay para aplicativos de estacionamento, carregamento de veículos elétricos e pedidos de comida, e também está adicionando aplicativos de tarefas de direção, como registrar quilometragem em viagens de negócios.

Para usar o novo recurso no CarPlay, os usuários do iPhone precisarão baixar o aplicativo de uma empresa de combustível em seu telefone e inserir as credenciais de pagamento para configurar o aplicativo. Após a configuração do aplicativo, os usuários poderão tocar na tela de navegação para ativar uma bomba e pagar.

"É um mercado enorme, e os consumidores realmente querem eliminar o contato dos pagamentos", disse Donald Frieden, diretor executivo da P97 Networks, que faz a ligação digital que muitas empresas de combustível usarão para conectar seus aplicativos aos carros.

Frieden disse que recebeu ligações de empresas petrolíferas interessadas em fazer seus aplicativos funcionarem com o CarPlay. BP, Shell e Chevron não responderam a pedidos de comentários sobre se planejam fazer seus aplicativos para iPhone funcionarem com CarPlay.