Topo

Ok Google: comando de voz gravado por acidente coloca Google no banco dos réus nos EUA

Imagem: Getty Images

Por Jonathan Stempel e Sara Merken

02/07/2021 13h45

Uma juíza federal dos Estados Unidos disse que o Google deve enfrentar grande parte de um processo que acusa a empresa de gravar e disseminar ilegalmente conversas privadas de pessoas que acidentalmente acionaram seu assistente de voz em seus smartphones.

Em uma decisão de quinta-feira à noite, a juíza distrital Beth Labson Freeman permitiu que os reclamantes na ação coletiva proposta prosseguissem com as alegações de que o Google e sua controladora Alphabet violaram as leis de privacidade da Califórnia, algumas alegações de que violaram as leis federais de privacidade e violações de quebra de contrato.

A juíza rejeitou as reivindicações de proteção ao consumidor da Califórnia dos reclamantes, mas disse que elas poderiam ser reapresentadas.

O Google Assistant foi projetado para reagir quando os donos de dispositivos móveis usam palavras-chave, como "Hey Google" ou "Ok Google", semelhante ao Siri, da Apple.

Mas os reclamantes disseram que o Google não tinha o direito de usar suas conversas para publicidade direcionada quando o Google Assistant interpretou erroneamente o que eles disseram como palavras-chave, conhecidas como "falsas aceitações".

Em uma decisão de 37 páginas, Freeman disse que os reclamantes mostraram que usavam dispositivos habilitados para o Google Assistant com frequência suficiente para ter uma expectativa razoável de privacidade ao falar.

Ela acrescentou que, embora o Google tenha divulgado em sua política de privacidade a forma como coleta informações para publicidade direcionada, "ele não informa suficientemente os usuários de que usará gravações feitas na ausência de ativação manual ou expressão de palavras".

Ao buscar o indeferimento, o Google disse que os reclamantes não conseguiram demonstrar que foram prejudicados ou que a empresa violou quaisquer garantias contratuais. "O Google nunca promete que o assistente será ativado apenas quando os reclamantes o fizerem", disse o documento.

O processo coletivo proposta busca danos não especificados e inclui os compradores norte-americanos de dispositivos habilitados para o Google Assistant desde 18 de maio de 2016.

O Google e seus advogados não responderam imediatamente na sexta-feira aos pedidos de comentários. Os advogados dos reclamantes não responderam imediatamente a pedidos semelhantes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ok Google: comando de voz gravado por acidente coloca Google no banco dos réus nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Google