PUBLICIDADE
Topo

Reino Unido tornará redes sociais responsáveis por conteúdo nocivo em plataformas

Getty Images
Imagem: Getty Images

12/02/2020 11h17

O Reino Unido tornará empresas de mídia social, como Facebook e Twitter, responsáveis por bloquear ou remover conteúdo nocivo publicado em suas plataformas.

O dever será imposto para garantir que todas as empresas possuam sistemas para reagir ao conteúdo nocivo e melhorar a segurança de seus usuários, afirmou o governo.

"À medida que a internet continua crescendo e transformando nossas vidas, é essencial obter o equilíbrio certo entre um mundo virtual próspero, aberto e vibrante, e um mundo em que os usuários estejam protegidos contra danos", disseram a secretária do setor Digital, Nicky Morgan, e a secretária do Interior, Priti Patel, em comunicado conjunto.

O dever das empresas se aplicará às plataformas nas quais o conteúdo gerado pelo usuário é compartilhado, por exemplo, através de comentários, fóruns ou compartilhamento de vídeos, afirmaram nesta quarta-feira.

A medida será desenvolvida para oferecer um nível mais alto de proteção às crianças do que aos adultos, afirmou o governo.

Também tem a intenção de tornar o órgão regulador de transmissão e telecomunicações Ofcom responsável por policiar o novo sistema.

Governos de todo o mundo estão discutindo sobre como controlar melhor o conteúdo nas plataformas de mídia social, frequentemente acusadas de incentivar abusos, disseminar pornografia online e influenciar ou manipular eleitores.

Tilt