Topo

Uber lança novos recursos de segurança no Reino Unido enquanto luta por nova licença

14/11/2019 13h29

LONDRES (Reuters) - A Uber lançou um conjunto de novos recursos de segurança no Reino Unido nesta quinta-feira, enquanto luta para manter sua licença de operação diante de preocupações com a segurança dos passageiros.

As medidas incluem um botão que permite que motoristas e passageiros denunciem abusos, além de um treinamento de segurança aprimorado para motoristas e uma conexão direta com os serviços de emergência.

Em setembro, a Uber recebeu apenas uma licença de operação de dois meses em Londres, seu mercado europeu mais importante, falhando em garantir um prazo máximo de cinco anos em uma batalha com o regulador Transport for London (TfL), que anteriormente retirou o direito de operar do aplicativo.

A licença de dois meses exigiu com "novas condições para garantir a segurança dos passageiros" e a TfL disse na época que queria mais detalhes da empresa.

Em 2017, a TfL rejeitou a solicitação de renovação de licença da empresa do Vale do Silício devido a falhas que, segundo ela, foram encontradas em sua abordagem ao denunciar crimes graves e a verificação de antecedentes de motoristas. A Uber recebeu uma licença probatória de 15 meses em 2018.

Motoristas dos tradicionais táxis pretos de Londres pressionaram fortemente contra a renovação da licença, citando questões de segurança, padrões de trabalho, além de prejudicar seu modelo de negócios.

A Uber diz que seus aproximadamente 45 mil motoristas na cidade desfrutam da flexibilidade de seu trabalho e que já tomou várias medidas para melhorar a segurança de seus passageiros.

(Por Stephen Addison)