Topo

Sueca iZettle deve abrir capital este ano e prevê lucro em 2020

08/05/2018 16h18

ESTOCOLMO (Reuters) - A iZettle, empresa sueca de tecnologia financeira que atravessa rápido crescimento, deve ser uma das maiores companhias do setor na Europa a ser listada em bolsa após anunciar planos nesta terça-feira para ingressar na Nasdaq Estocolmo este ano.

A empresa de pagamentos móveis e operadora de plataformas de comércio eletrônico para pequenas empresas na Europa e na América Latina, incluindo Brasil, está planejando levantar cerca de 2 bilhões de coroas suecas (227 milhões de dólares) no IPO.

Depois que o Spotify ingressou na bolsa de valores de Nova York, em abril, a iZettle seria a segunda maior empresa de tecnologia sueca a fazer uma listagem em 2018. Os rivais incluem a norte-americana Square, que se tornou companhia aberta em 2015.

"Pessoalmente, acho que por estar no setor de tecnologia há muito tempo é incrivelmente bom poder levar uma empresa de tecnologia sueca para o mercado de ações sueco", disse o co-fundador e presidente-executivo da iZettle, Jacob de Geer, à Reuters.

"Até agora nosso foco tem sido crescimento, crescimento e crescimento. Durante os próximos anos essa ainda será nossa ambição", disse ele, acrescentando que a empresa deficitária deve alcançar meta de margem líquida de longo prazo de 30 a 35 por cento em 2023.

Fundada em 2010, a iZettle é conhecida por oferecer às pequenas empresas e indivíduos uma maneira de receber pagamentos usando leitores de cartão de débito ou crédito que transformam smartphones ou tablets em caixas registradoras. A parte principal de sua receita vem das transações de pagamentos, pelos quais ela cobra comissão por operação.

(Por Helena Soderpalm e Olof Swahnberg)