Topo

Blockchain ainda é imatura para grandes bancos centrais, dizem BCE e BOJ

06/09/2017 16h59

FRANKFURT (Reuters) - Tecnologias de registro compartilhado como blockchain não estão maduras o suficiente para alimentar os maiores sistemas de pagamento do mundo, embora tenham potencial para melhorar a resiliência do sistema, disseram o Banco Central Europeu e o Bank of Japan nesta quarta-feira.

As conclusões são similares às do Federal Reserve, dos Estados Unidos, e do Bank of Canada em avaliações anteriores.

A blockchain, que se tornou popular como a criptomoeda bitcoin, registro de informações compartilhado que é mantido por uma rede de computadores sem a necessidade de um intermediário.

A zona do euro e os bancos japoneses argumentaram que a tecnologia tem grande potencial, "dando razões para otimismo", mas que o desenvolvimento e testes futuros são necessários.

"Considerando a imaturidade relativa, a tecnologia de contabilidade distribuída não é uma solução para aplicações em larga escala nesta fase de desenvolvimento", afirmaram o BCE e o BOJ em declaração conjunta.

Bancos e outras grandes instituições financeiras estão ampliando esforços para desenvolver a tecnologia baseada em blockchain para executar alguns processos administrativos mais onerosos, como compensação e liquidação de títulos.

(Por Balazs Koranyi)