Topo

Trava zap: como é o truque que deixou Chico Moedas incomunicável

Chico Moedas (esq.) e Luísa Sonza; após cantora anunciar separação, Moedas foi bombardeado com mensagens trava zap Imagem: Reprodução/Instagram

De Tilt, em São Paulo

22/09/2023 04h00

Após a cantora Luísa Sonza, 25, anunciar o fim do namoro com Chico Veiga, 27, conhecido como Chico Moedas, ele ficou incomunicável.

Segundo o streamer Casimiro, que é amigo de Chico, o celular de Veiga foi "vazado" e não foi possível falar com ele pelo WhatsApp, pois recebeu vários "trava zap".

Afinal, o que é isso?

"Trava zap" são mensagens enviadas que fazem uma pessoa "perder" o acesso à conta do aplicativo.

Combinações de caracteres podem fazer o aplicativo travar. De tempos em tempos, surgem novas combinações capazes de travar o aplicativo. No passado, já foi possível fazer isso com o emoji do esquilo, por exemplo. O "congelamento" ocorria ao tocar sobre ele.

Atualmente, as mensagens costumam ser grandes a ponto de a pessoa ter de tocar em "Mais" e, em seguida, ficar com o telefone bloqueado.

Geralmente, a combinação de caracteres especiais esquisitos faz com que o WhatsApp tenha dificuldade de reconhecê-los e gaste muita memória para, digamos, carregar a mensagem. Isso poderá fazer com que o aplicativo fique "congelado" por minutos, horas ou para sempre, se você não fizer nada.

Os conteúdos das mensagens podem variar, mas o objetivo é o mesmo. O usuário alvo da ação pode receber ou uma mensagem em texto completamente estranha ou, em outros casos, uma lista de cartões de contatos em que os nomes também são compostos por caracteres estranhos.

Recebi um trava zap. E agora?

Uma das soluções mais simples é apagar a mensagem problemática. Se você tiver uma sessão aberta do WhatsApp Web (no navegador de um computador) ou pelo app oficial no PC, basta deletar o conteúdo problemático. No caso de ser um contato que você não conhece, aproveite também para bloqueá-lo.

  • No iPhone: Na lista de conversas, arraste a conversa com o número desconhecido para a esquerda, selecione "mais" e você poderá bloquear e denunciar esse contato.
  • No Android: Na lista de conversas, pressione e segure a conversa com o número desconhecido, e selecione o ícone de bloqueio no topo. No pop-up, é possível bloquear e denunciar esse contato.

Caso não tenha funcionado, tente fechar o app e abrir de novo.

  • No iPhone: na tela de início, deslize o dedo de baixo para cima na tela e pare no meio da tela; vai deslizando o dedo para os lados (esquerda ou direita) e encontre o app que deseja encerrar. Por fim, deslize o dedo para cima sobre ele. Em modelos com botão home, como o iPhone SE, basta dar dois toques sobre ele e arrastar para cima o app que se deseja fechar.
  • No Android: deslize de baixo para cima, mantenha a tela pressionada e solte. Em seguida, deslize o app que deseja fechar para cima.

Se mesmo assim não rolar, outra opção é reiniciar o celular e tentar novamente abrir o app.

  • No Android, geralmente, ao segurar o botão de ligar já aparece a função para reiniciar.
  • No iPhone, mantenha o botão ligar e volume para baixo pressionados até aparecer o controle deslizante.

Outra possibilidade é tentar atualizar o app. De tempos em tempos, o próprio WhatsApp faz modificações no aplicativo para lidar com essas mensagens esquisitas.

"Como em qualquer produto tecnológico, sempre encorajamos os usuários a manterem seu aplicativo e sistema operacional atualizados, baixando atualizações sempre que estiverem disponíveis", informou um porta-voz do WhatsApp.

  • No Android, vá até a Play Store, toque sobre o seu perfil (lado direito superior) e escolha Gerenciar Apps e dispositivos. Lá aparecerão os apps disponíveis para atualização.
  • No iPhone, acesse a App Store, toque no ícone de perfil (lado superior da tela) e role para baixo para ver as atualizações pendentes. Por fim, selecione Atualizar ao lado do app ou clique em Atualizar tudo.

Em última instância, se nada funcionar, só desinstalando e instalando o WhatsApp novamente. O problema é que, se você não mantém um backup (cópia de segurança) frequente, poderá perder mensagens recentes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trava zap: como é o truque que deixou Chico Moedas incomunicável - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


#ficadica