Topo

SpaceX lança maior satélite de internet do mundo após adiamentos e explosão

Colaboração para Tilt

30/04/2023 21h56Atualizada em 17/07/2023 17h06

Foi lançado com sucesso hoje, às 21h26, o satélite ViaSat-3 Americas, o maior e mais moderno satélite de internet banda larga do mundo. O lançamento acontece após vários adiamentos em razão de condições climáticas e para "revisão de dados".

O que se sabe

  • Lançado pelo foguete Falcon Heavy, da SpaceX, o Viasat-3 Américas pesa cerca de 6 toneladas, com 45 m de envergadura. Ele orbitará a Terra diretamente acima do Equador, a 35.700 km de altitude.
  • O aparelho conta com 16 painéis solares e é o satélite de telecomunicações mais poderoso a ser lançado no espaço. Essas células solares são semelhantes às usadas nas missões lunares Apollo e alimentaram mais de mil satélites em todo o mundo.
  • Com um custo estimado de US$ 97 milhões, o satélite foi lançado dobrado, assim como ocorreu com o telescópio James Webb. Ele só abre em órbita após se soltar do foguete.
  • O Viasat-3 Américas será o primeiro satélite próprio da empresa e de alta velocidade a operar no Brasil.
  • Ainda não se sabe quanto da capacidade total será destinada ao país, mas a ViaSat Brasil informou que cerca de 80% da cota nacional será focada no em zonas rurais do Norte e Centro-Oeste, com menor penetração de banda larga.
  • O plano mais em conta da ViaSat, voltado a clientes residenciais, custa R$ 179 ao mês, com velocidade de download de 10 Mbps e franquia de dados de 25 GB. Com a nova frota, espera-se que a velocidade por usuário ultrapasse 100 Mbps.

Explosão após decolagem

O lançamento de hoje acontece dez dias após a explosão da nave Starship, da SpaceX. Ela estava a caminho da órbita da Terra, impulsionada pelo Super Heavy, o maior e mais poderoso foguete já construído.

A missão malsucedida não tinha qualquer relação com o satélite lançado hoje. Segundo a empresa de Elon Musk, era para ser um teste de voo orbital, fundamental para os planos futuros da empresa. O megafoguete foi projetado para missões tripuladas para a Lua e possivelmente Marte.

A nave Starship, que fazia parte do segundo andar do foguete, deveria ter se soltado do lançador três minutos após a decolagem. Porém, ela apresentou falhas em seu motor no voo de teste, perdeu altitude e começou a despencar, virando uma bola de fogo sobre o Golfo do México.

Cerca de quatro minutos após o lançamento, aos 40 km de altitude, o foguete Super Heavy explodiu no ar, junto com a Starship.

Segundo a Space X, houve uma falha no mecanismo de separação do segundo estágio que a fez ficar presa. Além disso, alguns dos 33 motores do foguete não funcionaram na decolagem.

Por que o ViaSat-3 é tão potente?

  • O novo satélite possui um refletor feito de polímeros reforçados, com grafite e fibra de carbono, e preso a um longo braço.
  • Sua antena vai direcionar os sinais do satélite para a Terra e vice-e-versa, possibilitando a conexão de internet entre as estações no solo e os usuários.
  • Esse será o primeiro de três satélites geoestacionários de banda Ka de ultra-alta capacidade a serem lançados no espaço, segundo a ViaSat Brasil.
  • O satélite lançado hoje cobrirá as Américas. O segundo está definido para cobrir a Europa, Oriente Médio e África. O terceiro está planejado para cobrir a área Ásia-Pacífico.
  • Eles oferecerão uma velocidade de 1 Tbps (terabit por segundo) cada, cobrindo todos os continentes e as principais rotas aéreas e marítimas do globo.

Uma vez instalados, espera-se que os três satélites forneçam uma cobertura quase global para terra, ar e mar. Eles também devem permitir retransmissões espaciais entre satélites em órbitas diferentes, aumentando a capacidade dos satélites de observação da Terra e baixando dados muito mais rapidamente.
ViaSat Brasil

*Com reportagem de Marcella Duarte, de Tilt, na Flórida (EUA)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SpaceX lança maior satélite de internet do mundo após adiamentos e explosão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Missão Espacial