Topo

Há 50 anos, humanos pisavam na Lua pela última vez; veja 10 fotos raras

Astronauta Eugene Cernan e Lunar Roving Vehicle Apollo 17 em 11 de dezembro de 1972 Imagem: Nasa

Abinoan Santiago

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

10/12/2022 04h00Atualizada em 11/12/2022 09h54

No apogeu da Guerra Fria protagonizada pelos Estados Unidos e a então União Soviética, o mundo viu pela última vez o homem pisar na Lua durante a corrida espacial travada entre os dois países. Isso aconteceu em 7 de dezembro de 1972, missão batizada de Apollo 17, que celebrou ontem seu "jubileu de ouro" ao completar 50 anos nesta semana.

A missão fazia parte do programa Apollo, efetivado pelo então presidente John F. Kennedy, em 1961. A meta era ir à Lua até o fim da década, promessa cumprida em 1969, com a missão Apollo 11.

Desde então, entre sucessos e fracassos, a Apollo 17 pôs fim ao programa após a Nasa mudar o foco de seus investimentos espaciais. Na última missão, segundo a agência norte-americana, estavam a bordo Gene Cernan, Ronald Evans e Harrison Schmitt, sendo este último o primeiro cientista a pisar em solo lunar. Eles chegaram à órbita da Lua três dias depois da decolagem.

Schmitt e Cernan passaram 75 horas na Lua, um recorde. Foi o tempo suficiente para, de acordo com a Nasa, realizarem 10 experimentos científicos, registrarem 2 mil fotos e coletarem 110 kg de solo e rocha para serem analisados na Terra.

Na data que celebra os seus 50 anos do Apollo 17, a Nasa publicou imagens até então pouco conhecidas e outras inéditas da missão. Tilt reproduz abaixo.

Preparação. Os astronautas da Apollo 17 terminaram seus treinamentos apenas uma semana antes do lançamento. Planejada para fazer o primeiro lançamento noturno, a missão de 13 dias incluiu preparo para exploração da região lunar.

Os astronautas da Apollo 17 Harrison H. 'Jack' Schmitt, à esquerda, Ronald E. Evans e Eugene A. Cernan Imagem: Divulgação/Nasa

Os astronautas revisaram os planos de voo e participaram de uma simulação de saída de emergência da espaçonave na Plataforma de Lançamento 39A (imagem acima) no Kennedy Space Center da Nasa na Flórida.

Familiares se despedem dos astronautas na base de lançamento antes da decolagem na missão Apollo 17 Imagem: Divulgação/Nasa

Decolagem. A contagem regressiva para o lançamento ocorreu sem problemas significativos até 30 segundos antes do horário planejado de lançamento de 21h53 (horário dos EUA).

Gerentes no Centro de Controle de Lançamento no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida Imagem: Divulgação/Nasa

Momento da decolagem da missão Apollo 17 Imagem: Divulgação/Nasa

Registro histórico. Logo após a decolagem, Evans tirou o que a Nasa chama de "a foto mais reproduzida de todos os tempos". É a do planeta Terra, registrada a 18,3 mil milhas (29 mil km).

Logo após a partida do S-IVB, Evans tirou quatro fotografias mostrando o disco completo da Terra, com a África no centro e a Antártida na parte inferior Imagem: Divulgação/Nasa

Dieta restrita. De acordo com a Nasa, os astronautas receberam uma dieta com consumo diário de 2,5 mil calorias. No menu estavam: quadrados de bacon, sanduíches de manteiga de amendoim e sopa de lagosta.

Para a Apollo 17, os menus alocavam cerca de 2.500 calorias por dia para cada astronauta Imagem: Divulgação/Nasa

Ronald E. Evans testando um recipiente de bebida planejado para o programa Imagem: Divulgação/Nasa

Buggy na Lua. Para andar na Lua, a Nasa desenvolveu o LRV (Lunar Rover Vehicle), que acabou ganhando o apelido de "Moon buggy". Ele andou 7,5 km pelo solo lunar, a maior distância de todas as missões Apollos.

Lunar Rover Vehicle (LRV), apelidado de Moon buggy, na Lua Imagem: Divulgação/Nasa

O astronauta da Apollo 17, Harrison Schmitt, recolhendo material da Lua Imagem: Divulgação/Nasa

Da Lua para o Oceano. Depois de 12 dias na missão, os astronautas retornaram à Terra. Eles acabaram pousando no Oceano Pacífico, às 14h25 de 19 de dezembro. Uma equipe de resgate já estava esperando a tripulação espacial.

Após 12 dias e 14 horas no espaço, os astronautas da Apollo 17 pousaram no Oceano Pacífico Imagem: Divulgação/Nasa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Há 50 anos, humanos pisavam na Lua pela última vez; veja 10 fotos raras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia