Topo

5G gasta mais bateria do que o 4G? Depende da rede, diz especialista

5G consome mais bateria se estiver usando um tipo específico de rede; entenda Imagem: Juststock/iStock

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt

17/08/2022 04h00

Com a chegada do 5G em algumas capitais brasileiras, alguns usuários estão relatando a impressão que o novo sistema de transmissão de dados consome da bateria do celular mais rápido.

Mas, de acordo com Vitor Arioli, engenheiro da área de sistemas de energia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, essa informação não procede.

Pelo contrário: ela pode até reduzir o gasto, já que o 5G concede mais velocidade para assistir vídeos ou baixar imagens, então, não precisaremos ficar tanto tempo realizando o download, como no 4G ou 3G.

"Aqui no Brasil, as capitais que receberam o 5G estão funcionando como standalone (tipo de conexão com estrutura exclusiva para o 5G), então se o celular está se comunicando com apenas uma rede, ele gasta menos energia", explica.

A informação, porém, é apenas parcialmente correta: as cinco capitais já com 5G também estão usando a rede non standalone (NSA), que emprega parte da infraestrutura do 4G.

"Quando o aparelho precisa ficar conectado com duas redes, como é o caso dos iPhones, o usuário aí sim vai perceber um maior gasto de bateria", alerta Arioli.

Os aparelhos da Apple precisam de uma atualização para funcionar no 5G standalone. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que realizou uma reunião com a Apple para garantir esse update nos aparelhos brasileiros até setembro.

Aparelhos conectados na rede standalone (o 5G "puro") só trocam para o 4G ao realizar uma ligação de voz. Isso mantém o consumo normal de bateria. Já na rede NSA, o aparelho se mantém conectado nas duas redes o tempo todo, aumentando o consumo da energia.

Com 4G ou 5G, Arioli disse que o segredo para otimizar o uso prolongado da bateria é justamente ter algumas boas práticas:

  • Manter o celular o menor tempo possível no carregador após atingir 100%

  • Não esperar a bateria "zerar" ou ficar em níveis muito baixos (abaixo de 20%) antes de recarregá-la

  • Preferir parar o carregamento quando a bateria estiver entre 80% e 85%

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5G gasta mais bateria do que o 4G? Depende da rede, diz especialista - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Telefonia