Topo

Aliens ou ilusões? O que são os objetos 'estranhos' que a Nasa viu em Marte

Objeto em formato de "macarrão" encontrado pelo Perseverance em Marte, em julho de 2022 - Divulgação/Nasa
Objeto em formato de "macarrão" encontrado pelo Perseverance em Marte, em julho de 2022 Imagem: Divulgação/Nasa

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

15/08/2022 04h00Atualizada em 15/08/2022 09h39

A foto feita pelo rover Perseverance de um objeto que parece um macarrão ou uma corda deixou muita gente intrigada. O veículo de exploração espacial da Nasa, que está desvendando a superfície de Marte há um ano e meio, encontrou esse material na cratera Jezero, uma das regiões onde os cientistas acreditam que existia um rio.

Como o astromóvel não teve contato direto com o objeto, a princípio não se sabia o tamanho do objeto e nem de que tipo de material ele era feito. Recentemente, a agência espacial dos EUA esclareceu que se trata, provavelmente, de um pedaço rasgado de uma rede que faz parte do sistema de descida (chamado EDL) que colocou o Perseverance na superfície de Marte em fevereiro de 2021.

O mistério parece ter sido desvendado, mas não é de hoje que objetos estranhos são vistos no planeta vermelho. Desde 1969, quando a Nasa conseguiu realizar missões exitosas em Marte com fotos, diversas imagens curiosas têm despertado a imaginação dos terráqueos: seja porque parecem indicar vida marciana, seja porque o formato de algumas rochas se assemelha a artefatos que usamos na Terra.

Veja os objetos que levantaram as maiores suspeitas em Marte.

Rostos humanos

Talvez as fotos que mais intriguem os homens são aquelas que mostram rochas lapidadas com a aparência de rostos humanos. Uma das primeiras foi capturada pelo Viking 1 Orbiter da Nasa, em 1976. Com dois olhos, um nariz e uma boca, muitas pessoas chegaram a achar que se tratava de um desenho construído por habitantes do planeta vermelho.

Rostos humanos - NASA - NASA
Rostos humanos
Imagem: NASA

Rabo de bunda

Se a imaginação humana é capaz de ver corações e carneiros nas nuvens, imagine quantas ideias podem surgir ao visualizar paisagens de outros planetas. Em fevereiro de 2021, o rover Perseverance registrou a foto de uma rocha com uma aparência bastante engraçada, que se assemelhava a uma bunda.

Rabo de bunda - NASA - NASA
Rabo de bunda
Imagem: NASA

A porta de Marte

As imagens fizeram parte da série "Sol 3466" (ou dia solar 3466), em maio deste ano, e explorava trechos do terreno do planeta vermelho, tiradas pela mastcam do rover Curiosity. Ao aproximar um determinado ponto da imagem, parece que há uma porta como se fosse a entrada de um túnel. Os cientistas trataram de decepcionar os conspiradores e explicaram que, na verdade, se trata apenas de uma fenda, uma pequena fissura entre rochas.

A porta de Marte - NASA - NASA
A porta de Marte
Imagem: NASA

Braquiossauro

Imagine que os astromóveis tivessem encontrado em Marte fósseis de dinossauros? Pois bem, uma pequena pedra quase foi confundida com os restos mortais de um braquiossauro. Ela tinha o formato de uma pequena cabeça, um longo pescoço e um corpo grande. As imagens foram feitas pelo rover Perseverance em abril de 2021. No entanto, a Nasa disse que não há qualquer evidência de dinossauro em Marte.

Braquiossauro - NASA - NASA
Braquiossauro
Imagem: NASA

Broca

Foi em 2020 que novamente o rover Curiosity deixou os terráqueos boquiabertos com as imagens capturadas. Desta vez, o objeto marciano em questão parecia uma broca da marca Phillips. Mas nada mais era do que uma pequena rocha, que brilhou quando a luz refletiu nela, de acordo com os cientistas.

Broca - NASA - NASA
Broca
Imagem: NASA

Osso da coxa

Parecia até um sinal de vida fora da Terra quando os cientistas identificaram um objeto semelhante a um fêmur registrado pelo rover Curiosity em agosto de 2014. Mas, de acordo com a Nasa, o material nada mais é do que uma rocha esculpida pela erosão.

Osso da coxa - NASA - NASA
Osso da coxa
Imagem: NASA

Bala de canhão

Encontrar um objeto desses, além de indicar a existência de vida, poderia significar que os marcianos também gostavam de guerra. Felizmente, o material avistado pelo Curiosity em 2017 é um pedaço de rocha formada por sulfato de cálcio, sódio e magnésio.

Bala de canhão - NASA - NASA
Bala de canhão
Imagem: NASA

Colher

De longe, parece aquelas colheres de pau com o cabo comprido. Mas será que os alienígenas usam talheres para comer? Após o Curiosity captar a imagem desse objeto, o mundo inteiro parou para especular se os hábitos de moradores de outros planetas poderiam ser parecidos com os nossos. Certamente, não! Trata-se novamente de uma formação rochosa esculpida pelos ventos marcianos.

Colher - NASA - NASA
Colher
Imagem: NASA

Plástico

Depois que o Curiosity avistou um pedaço de filme plástico em Marte, em 2018, muitos se questionaram se tal produto poderia também estar ligado ao desequilíbrio ambiental do planeta. Mas a Nasa tratou logo de investigar e descobrir que o fragmento de plástico veio do próprio veículo espacial.

Plástico - NASA - NASA
Plástico
Imagem: NASA

Estátua de mulher

Não foi apenas uma, mas duas rochas encontradas que se pareciam bastante com a imagem de uma mulher. A primeira foi capturada pelo rover Spirit em setembro de 2007 dentro da cratera Grusev. Arriscaríamos até a dizer que se parece com a imagem de uma pensadora. Mas é só uma rocha.

Estátua de mulher - NASA - NASA
Estátua de mulher
Imagem: NASA

Esquilo

Em setembro de 2012, novamente o Curiosity avistou um aglomerado de pedras, entre elas, o que parecia ser um esquilo. Mas o suposto animal é apenas uma rocha minúscula entre muitas outras.

Esquilo - NASA - NASA
Esquilo
Imagem: NASA

Cabeça de estátua síria

Dentro da cratera Concepción, o rover Opportunity fotografou em 2010 o que parecia ser uma escultura antiga da Mesopotâmia. Mas é só mais uma rocha lapidada pela erosão, eles dizem.

Cabeça de estátua síria - NASA/British Museum - montagem: Gizmodo - NASA/British Museum - montagem: Gizmodo
Cabeça de estátua síria
Imagem: NASA/British Museum - montagem: Gizmodo

Flores em Marte

No início deste ano, o rover Curiosity identificou e fotografou o que parecia ser uma flor de cristal no solo de Marte. Cientistas analisaram cuidadosamente e informaram que ainda não foi desta vez: era simplesmente o produto do rearranjo de elementos minerais em rochas erodidas.

Flores em Marte - NASA - NASA
Flores em Marte
Imagem: NASA