Topo

Câmera flagra explosão de meteoro no céu do Rio Grande do Sul; veja

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 15h02Atualizada em 01/08/2022 15h03

A explosão de um meteoro foi registrada na madrugada de hoje pelo observatório Heller & Jung, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O professor Carlos Fernando Jung contou que o aerólito faz parte da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. O pico dessa chuva de meteoros foi entre sexta-feira (29) e ontem.

Ele explicou que os meteoros desse evento são fragmentos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. Além disso, a melhor direção para vê-los é ao leste de onde nasce o Sol, também a sudeste e nordeste a partir das 3h da manhã.

O professor detalhou a altitude do aerólito que explodiu: "O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 92,6 km e explodiu, extinguindo-se a uma altitude de 72,9 km (equivalente à distância do solo). Teve uma duração de 0,88 segundos".

Delta Aquáridas do Sul

A Delta Aquáridas do Sul é a chuva de meteoros mais fácil de se observar em todo o hemisfério sul, pois o ponto de onde os meteoros aparentam surgir, na Constelação de Aquário, fica mais bem posicionado deste lado do planeta. Em seu pico, são registrados entre 20 e 25 meteoros por hora.

Só na última semana, o observatório Espacial Heller & Jung registrou um recorde: 1.701 meteoros cruzaram os céus do sul do país em três dias por causa da Delta Aquáridas do Sul e a Alfa Capricórnidas. Jung considera que o Hemisfério Sul é "privilegiado na Delta Aquáridas".

Em Monte Castelo (SC), foram registrados cerca de 550 meteoros em dois dias, incluindo um do tipo "bola de fogo".

As próximas chuvas visíveis do hemisfério sul são a Táuridas do Sul, com pico entre 9 e 10 de outubro, e a Orionidas, entre 20 e 21 do mesmo mês.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Câmera flagra explosão de meteoro no céu do Rio Grande do Sul; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia