Topo

Partes de foguete caem no mar após dias de apreensão de especialistas

Foguete Long March-5B foi lançado no domingo (24) e restos dele caíram no Oceano Índico neste sábado - VIA REUTERS
Foguete Long March-5B foi lançado no domingo (24) e restos dele caíram no Oceano Índico neste sábado Imagem: VIA REUTERS

Do UOL, em São Paulo

30/07/2022 19h53Atualizada em 30/07/2022 22h06

Os restos descontrolados de um foguete chinês, lançado na última semana, caíram na tarde de hoje no Oceano Índico.

A queda ocorre após dias de tensão por parte de especialistas, que temiam a possibilidade do material acertar algum lugar habitado na Terra. O foguete tinha 21 toneladas.

Segundo o Comando Espacial dos Estados Unidos, os restos do foguete entraram na atmosfera por volta das 11h45 (horário de Brasília).

Um monitoramento da The Aerospace Corporation, organização norte-americana de análises técnicas, tinha apontado remotas possibilidades do material cair na área na região da península de Cabo San Lucas, no México.

A queda no mar foi motivo de alívio para os moradores do local e para os especialistas que acompanharam o caso.

O foguete Long March 5B partiu da estação de Wentian, em Pequim, na madrugada do domingo (24) levando um laboratório de energia solar para a Estação Espacial de Tiangong. Ele chegou ao local no momento planejado, mas alguns módulos dele não tinham qualquer "plano de controle" para voltar à Terra.

Na ocasião, dados do Comando Espacial dos Estados Unidos mostraram que partes do foguete Long March 5B estavam "flutuando sozinhas".

Apesar do o risco de "feridos" decorrentes da queda de módulos de foguetes no mundo ser baixo, estudos recentes publicados pela revista Nature Astronomy classificaram a prática de deixar as partes do foguete caírem de forma descontrolada de volta à Terra como um "risco desnecessário".