PUBLICIDADE
Topo

Travesseiro smart feito no Brasil monitora sono com sensor 'imperceptível'

Travesseiro da Persono vem com sensor "imperceptível", segundo a fabricante - Divulgação/Conteminas
Travesseiro da Persono vem com sensor 'imperceptível', segundo a fabricante Imagem: Divulgação/Conteminas

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/10/2021 09h00

Você demora para dormir? Tem um sono muito agitado? Pois uma empresa brasileira criou um travesseiro inteligente que utiliza serviços de nuvem, inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas) para monitorar seu sono e te ajudar a criar hábitos mais saudáveis. Mas o preço é salgado: R$ 499.

Lançado pela Persono, o travesseiro possui um sensor "imperceptível", segundo a fabricante, chamado Persono Sense. Ele verifica o tempo que a pessoa demora para dormir, quantas vezes ela acorda durante a noite e a movimentação enquanto está deitada.

Esses dados são enviados via Bluetooth para o celular do usuário, que consegue verificar as informações no aplicativo desenvolvido pela empresa para Android e iOS.

"Essa será nossa primeira aposta no mercado de tecnologia", afirma Josué Alencar, diretor do Grupo Coteminas, dono da Persono. "Tudo isso reduzindo a fricção de uso como sleep tracker, já que para monitorar seu sono basta dormir com o travesseiro."

O projeto foi desenvolvido pela equipe da Persono juntamente com um time de engenharia da AWS, braço de serviços corporativos da Amazon no Brasil, que auxiliou na criação do conceito e do primeiro protótipo do travesseiro.

O Persono Sense vem equipado com uma bateria com duração de dois anos, justamente o tempo indicado para a troca de travesseiros comuns, segundo a fabricante. Além disso, o novo travesseiro possui cinco camadas individuais que permitem personalizar sua altura ideal.

Inicialmente, o Persono Sense será comercializado apenas pelos sites da fabricante.

Este não é o primeiro travesseiro inteligente desenvolvido com objetivo de melhorar as noites de sono das pessoas. Um dos mais conhecidos é o Alpha Pillow, que prometes noites de sono mais longas e livres de ronco. Já o Moona é um travesseiro que promete melhorar a noite das pessoas ao regular a própria temperatura durante a noite.