Topo

Ciência que salva: saiba como esponjas podem ajudar a não matar as plantas

Imagem: Getty Images

Vinícius de Oliveira*

Colaboração para Tilt, em São Paulo

21/08/2021 04h00

Sem tempo, irmão

  • Esponjas podem ser usadas para evitar solo encharcado em vasos de plantas
  • Para isto, basta colocá-las no fundo do vaso antes de cobrir com terra
  • Esponjas irão absorver o excesso de água e manter a terra úmida por mais tempo
  • Muito usada no Brasil, a argila expandida tem uma função similar

Toda pessoa que tem plantas em casa sabe que água demais pode ser tão prejudicial para elas como água de menos. Algumas espécies, como lírio da paz e bromélias, gostam de umidade, mas também não podem ficar muito tempo com o solo encharcado. Por isso, há um equilíbrio delicado entre hidratar suas plantas e afogá-las.

Se você estiver sofrendo com esse problema, a ciência pode ajudar nesta missão: você vai precisar apenas de algumas esponjas. É um dos jeitos mais baratos e fáceis de prevenir problemas de saúde com suas plantas.

A esponja vai absorver o excesso de água e os "buraquinhos" que ela tem vão permitir que o solo permaneça aerado, prevenindo que as raízes da sua planta apodreçam.

Além disso, as esponjas vão liberar aos poucos aquela água acumulada, mantendo o solo constantemente úmido, mas não encharcado. Como resultado, você não terá que regar as plantas com tanta frequência e elas vão crescer lindas, belas e saudáveis.

Como fazer?

É simples. Antes de plantar a sua muda, pegue algumas esponjas e corte-as ao meio (ou em tamanhos menores, se for preciso). Cubra com terra, coloque a planta e regue conforme as necessidades da espécie.

A argila expandida

Argila expandida Imagem: Fabiano Cerchiari/UOL

No Brasil, é bastante comum o uso de argila expandida para evitar solos encharcados. Elas funcionam de forma muito similar às esponjas, já que sua principal função é a drenagem. Elas também evitam que as plantas apodreçam com excesso de umidade.

A argila expandida é formada em seu interior por uma espuma cerâmica porosa e, no exterior, por uma casca firme e resistente. Ela absorve parte da água excedente nos vasos, garantindo que a terra não fique úmida demais.

Para utilizá-la em vasos com essa função, basta adicionar uma camada de argila expandida para tapar completamente o fundo. Cubra com uma manta de drenagem por cima e, depois, adicione a camada de terra. Adicione a muda da planta e complete o vaso com mais terra e argila expandida.

Por que as raízes apodrecem?

O excesso de água na terra pode levar as plantas a adoecerem, mas por que isso acontece? O solo muito úmido impede que as raízes das plantas absorvam todo o oxigênio que precisam para sobreviver. Literalmente sem ar, as raízes morrem e sobrecarregam outras raízes saudáveis.

Em alguns casos, raízes podres podem virar o lar de fungos que atacam a planta. Um dos sintomas dessas doenças é que as folhas ficam murchas e caem com mais frequência, além de a planta ter seu crescimento atrofiado.

Como prevenir?

Além de usar as dicas da esponja ou da argila expandida, é importante comprar o vaso certo na hora de plantar. A maioria deles possui alguns furinhos para liberar o excesso de água. Também regue a sua planta apenas quando for necessário e procure saber dicas para cada espécie.

Um jeito de saber se o solo está úmido o suficiente é enfiando metade de um dedo diretamente na terra. Se seu dedo sair um pouco sujo ou molhado, o solo está úmido e você não precisa regar a planta.

*Com informações do site Life Hacker

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ciência que salva: saiba como esponjas podem ajudar a não matar as plantas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Fique por dentro