Topo

Avô viraliza com jeitinho bem brasileiro para ter água quente na cozinha

Julio Castro e o avô viralizaram com vídeo que mostra "gambiarra" com chuveiro na pia - Arquivo pessoal
Julio Castro e o avô viralizaram com vídeo que mostra 'gambiarra' com chuveiro na pia Imagem: Arquivo pessoal

Priscila Carvalho

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

13/08/2021 04h00Atualizada em 13/08/2021 16h32

Com temperaturas geladas em boa parte do Brasil durante o inverno, lavar a louça tornou-se uma tarefa "congelante". Para resolver esse problema, o aposentado José Roberto da Luz, 68, resolveu inovar na pia da cozinha: ele instalou um chuveiro elétrico para obter água quente.

Claro que ele podia ter investido em uma torneira elétrica, mas e a economia? "A torneira custava R$ 180 e paguei R$ 50 no chuveiro", contou rindo a Tilt. O neto Julio Castro, 20, achou a ideia tão curiosa que resolveu postar um vídeo nas redes sociais para mostrar o lado "engenheiro" do avô, que trabalhou como eletricista quando mais novo.

O que os dois não esperavam é que a publicação teria tanto sucesso na internet. Em menos de três dias, o conteúdo contabilizou mais de 400 mil curtidas no TikTok. Nesta semana, o mesmo vídeo já registrou quase quatro milhões de visualizações e pouco mais de 700 mil likes. "Eu não achava que ia ter essa repercussão. Vários perfis grandes foram compartilharam o vídeo", diz Julio.

Depois dessa adaptação na pia na cozinha, os dois brincam que até sujam louças para lavar com água morna.

O vídeo viralizou, mas não vá saindo copiando a ideia. Segundo o Julio, o avô tem conhecimentos de instalações elétricas. Dispositivos como o chuveiro, por terem maior potência, exigem maior corrente elétrica. A infraestrutura da cozinha precisa ser compatível para tudo funcionar com segurança, explica Diogo Oliveira gestor de projetos de tecnologia e estudante de engenharia elétrica da USP (Universidade de São Paulo).

Dupla ficou famosa

Essa não foi a primeira "gambiarra" que o avô tentou fazer. Já tiveram alguns armários e outros improvisos que não deram muito certo. "Eu sou curioso. Vejo vídeos de ferramentas e marcenaria", diz seu José.

Ao publicar o vídeo, o neto Julio achou que ele iria flopar (não ir bem de acesso). Mas, para sua surpresa, até perfis de marcas grandes e artistas interagiram na postagem. "Eu publiquei e fui dormir. Quando acordei, estava com 50 mil visualizações e o TikTok não parava de entregar [distribuir o vídeo para demais internautas]."

Os comentários na publicação são os mais diversos: desde afirmações sobre a possibilidade de a conta de luz vai vir alta com a "gambiarra" até parabenizando a ideia genial do avô.

O alcance do vídeo deixou o seu José entusiasmado. Ele brinca que ficou mais do que satisfeito, já que o esperado era ter apenas água quente. Quando o neto disse que a postagem não parava de crescer, o aposentado diz ter "ficado bobo" e surpreso. "Um chuveirinho está fazendo tudo isso", comentou, mais uma vez aos risos.

Avô conectado

Mesmo não sabendo lidar muito com o funcionamento das redes sociais (e como elas fazem alguém ter sucesso), seu José consome conteúdos na internet sempre que pode. Ele é fã da plataforma YouTube. Toda vez que precisa criar algo novo, consulta os vídeos, destaca.

Muitas vezes, suas invenções são feitas inspiradas em conteúdos que ensinam de forma prática e rápida pessoas que querem montar ou consertar coisas em casa.

Quando quer dar algumas risadas, o aposentado se distrai com os vídeos no TikTok. "Quando eu faço algo de errado, peço ajuda para o Julio. Às vezes, faço a maior confusão", diz.

Vídeos com o avô vão continuar

No início da semana, Julio postou um vídeo — que também está viralizando e já tem quase 60 mil curtidas— com mais uma "gambiarra" do aposentado. Na publicação, ele mostra como o avô criou um suporte para segurar o celular e assistir tranquilo aos conteúdos da internet. Os dois se divertem e caem na risada explicando como o "aparelho" foi pensado.

Como avô gosta de interagir nas publicações, o produtor de conteúdo pretende seguir com as postagens onde mostra, de um jeito divertido, o dia a dia e as criações do seu José. "Se eu soubesse que ia crescer assim, teria postado antes", conclui Julio.