Alô, youtubers! Regra muda e ganhos podem ser taxados em 24%; entenda
De Tilt, em São Paulo
10/03/2021 13h38
Se você tem canal no YouTube e costuma receber muitas visitas de espectadores dos EUA, fique esperto. O Google pode reter até 24% dos seus ganhos, caso você não forneça informações fiscais apropriadas até 31 de maio de 2021, segundo e-mail recebido por vários parceiros da plataforma.
Na prática, criadores de fora dos EUA devem inserir informações fiscais no Google AdSense (a ferramenta de publicidade do Google). A mudança, segundo o Google, tem relação com políticas tributárias de seu país sede. Dessa forma, a empresa "precisa coletar informações fiscais, reter tributos e informar quando um criador recebe receita gerada com espectadores nos EUA".
Quem fornecer apropriadamente informações fiscais poderá ser taxado de forma limitada. No caso, de 0% a 30% de ganhos gerados por espectadores dos Estados Unidos.
Por ganhos, o Google se refere a receita obtida via anúncios, YouTube Premium, Super Chat (quando pessoas enviam dinheiro para um criador via chat), Super Stickers (figurinhas pagas para interagir via chat) e Clube de Membros (uma espécie de "assinatura paga" de determinado canal).
Para inserir as tais informações fiscais, o criador deve, com o Google AdSense aberto:
- Clicar em Pagamentos
- Acessar Gerenciar configurações
- Ir até Perfil para pagamentos e clicar no ícone de lápis ao lado de Informações de impostos dos Estados Unidos
- Lá, clique em Gerenciar informações fiscais
- Nesta página, você tem acesso a um guia para ajudar a selecionar o formulário apropriado para a situação fiscal
De forma resumida:
- Sem fazer o cadastro fiscal, o criador pode ser taxado em 24% com ganhos vindos de espectadores do mundo todo.
- Com o cadastro fiscal, o criador pode ser taxado em até 30% com ganhos vindos de espectadores apenas dos EUA.
Não custa lembrar que o acesso de canais brasileiros por americanos não é tão comum até por uma questão de idioma. Em um tuíte sobre o assunto, Felipe Neto diz que seu canal recebeu 1,5% de acessos vindos dos EUA em fevereiro. Portanto, a tributação de 30% sobre isso não seria muito significativo.
Segundo o Google, essas informações fiscais deverão ser atualizadas por criadores a cada três anos.
A plataforma conta com um vídeo, com legendas em português, em que dá detalhes sobre este processo de taxação.