Novo recurso Carrinho facilita compras pelo WhatsApp; veja como funciona
Nicole D'Almeida
Colaboração para Tilt
11/12/2020 04h00
O WhatsApp lançou nesta semana o recurso "Carrinho", que como diz o nome, serve para usuários coletarem produtos e serviços em contas de empresas no WhatsApp Business e juntarem tudo como em um carrinho de compras. Depois, é só enviar o pedido total por mensagem à loja ou restaurante.
A ferramenta deve aparecer automaticamente para as empresas que já usam a opção de catálogo de produtos na versão Business da plataforma. Caso a empresa não tenha um catálogo montado, deverá montá-lo para ter a nova função.
O Carrinho também já está disponível para todos os usuários comuns, podendo acessá-la por meio do ícone de loja no canto superior direito da conversa, caso o estabelecimento tenha a opção.
Mas, como a plataforma ainda não oferece uma solução de pagamentos por decisão do Banco Central —a expectativa agora é que chegue no primeiro trimestre de 2021— a forma de recebimento fica a critério da empresa e do cliente, podendo ser combinado o que for mais conveniente para ambos. Confira o passo-a-passo abaixo.
Adicionar produtos ao carrinho
Abra a conversa da empresa que deseja realizar um pedido. Toque no ícone de quitanda ao lado do nome ou número de telefone.
O catálogo será aberto.
Toque no produto que deseja comprar.
Toque em "Adicionar ao carrinho".
Você pode tocar em "Conversar com a empresa" para fazer uma pergunta sobre o produto.
Editar seu carrinho
Toque no ícone de carrinho no canto superior direito na tela "Catálogo".
Você pode editar a quantidade de cada produto. Basta tocar no número ao lado do item e alterar para o desejado.
Toque em "Continuar comprando" para voltar ao catálogo e adicionar mais produtos.
Finalizar um pedido
Na tela "Seu carrinho", toque no ícone de seta no canto inferior direito.
Após enviar o carrinho, você pode ver os detalhes da compra tocando em "Ver carrinho enviado" na mensagem.
O pagamento fica a critério da empresa e do cliente, combinando na conversa o que for mais conveniente para ambos. O pedido só será finalizado quando a empresa confirmar o pagamento.