PUBLICIDADE
Topo

Algoritmo do Facebook barra anúncio com foto de cebola e explica: 'Sexual'

Anúncio de sementes de cebola considerado "abertamente sexual" pelo algoritmo do Facebook - Reprodução/The Seed Company by E.W. Gaze/Facebook
Anúncio de sementes de cebola considerado "abertamente sexual" pelo algoritmo do Facebook Imagem: Reprodução/The Seed Company by E.W. Gaze/Facebook

Colaboração para UOL, em São Paulo

08/10/2020 11h18

Um anúncio de sementes de cebola foi barrado pelo algoritmo do Facebook, que o considerou "abertamente sexual". O caso é bastante inusitado pois nada há de explícito no conteúdo. Ele contém apenas uma imagem de uma pilha de cebolas, postada pela empresa canadense Gaze Seed Company.

Ainda assim, o filtro automático anti nudez da rede social de Mark Zuckerberg insistiu que se tratava de algo que ia contra as diretrizes da plataforma.

"Acabamos de ser notificados pelo Facebook que a foto usada para a nossa semente de cebola Walla Walla é 'Abertamente Sexual' e, portanto, não pode ser anunciada para ser vendida em sua plataforma... Você vê a mesma coisa?", escreveu a vendedora de sementes, no Facebook.

Diante do bizarro engano do algoritmo, o gerente da Gaze Seed Company, Jackson McLean, supôs até uma possível explicação. "Acho que algo sobre as duas formas redondas [das cebolas] pode ser mal interpretado como seios ou algo assim, nu de alguma forma", apontou Jackson, de acordo com o site da CBS Canadá.

Ainda segundo o gerente, a empresa paga o Facebook pela publicidade e pretende lutar contra a falha que impediu a divulgação do produto. A companhia não irá desistir e deve ainda produzir um novo anúncio envolvendo sementes de cebolas na primavera canadense.

Jackson confessa contudo que, assim que ficou sabendo do erro do algoritmo, achou a situação engraçada. "Você teria que ter uma imaginação muito ativa para olhar para isso e tirar algo sexual disso (...)", comentou.