PUBLICIDADE
Topo

Sal faz mal? Perolado é melhor? Sabão é igual? Cientistas desvendam o xampu

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Do Nunca Vi 1 Cientista*, especial para Tilt

03/02/2020 04h00

Você gasta rios do seu rico dinheirinho em cosméticos para cabelo? Migue, corre! Vem aprender com a escolher o melhor xampu para seus fios, com respaldo científico, claro! Pega agora aquelas embalagens que estão no seu box e venha desvendar os ingredientes que aparecem no rótulo, você vai se surpreender.

Recados: analisamos no vídeo uma marca de xampu que serve para cabelos não alisados ou descoloridos, porque é mais genérico. Se o seu cabelo foi agredido, alisado e descolorido, a água do mar pode ser sim prejudicial, então prefira um produto com menos sal (cloreto de sódio). Mas, fato, zero sal não existe! Cabelos descoloridos e alisados são bem mais sensíveis que cabelos virgens, e exigem mais cuidado —mais depósito de massa, creme de tratamento, etc.

Isso acontece porque o cabeleireiro é não finaliza a química direito e o sal do mar entra nas escamas abertas dos fios —o pH alto dos produtos para tingir/descolorir abrem as escamas dos fios, se o cabeleireiro não for esperto o suficiente para usar um produto mais ácido no final da história, ele acaba deixando as escamas abertas, o que danifica o cabelo: ele perde água e fica mais ressecado. É isso que dá aquele aspecto de cabelo seco e mal cuidado.

Gotinhas de limão no creme de hidratação (ou quem sabe hidratar usando um abacate amassado com limão!) ajudam a selar os fios, cientificamente comprovado.

* Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Curiosidades de ciências