Topo

Rola patrocínio? Rede social ajuda a conectar atletas no mercado esportivo

A lutadora de MMA Vitória Aquino é uma das atletas em busca de patrocínio destacadas pelo AtletasNow - Reprodução/ AtletasNow
A lutadora de MMA Vitória Aquino é uma das atletas em busca de patrocínio destacadas pelo AtletasNow Imagem: Reprodução/ AtletasNow

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

29/12/2019 04h00Atualizada em 08/01/2020 20h13

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018 indicam que 27 milhões de brasileiros são praticantes de esporte no país. Isso corresponde a 56% do total dos participantes da pesquisa. Mas ter o esporte como uma carreira é outra história. Os atletas, principalmente das modalidades menos populares, sabem que a tarefa não é fácil e, principalmente, carecem de maior visibilidade para alavancar suas chances. Pensando neles, uma plataforma digital pretende dar um empurrãozinho na vida do atleta.

José Pedro Mello, durante o ensino médio, era jogador de basquete aqui no Brasil e resolveu tentar a carreira no exterior. Chegando lá, percebeu como era mais fácil se tornar atleta. Foi com base nessa experiência que ele decidiu criar a AtletasNow. A plataforma digital, lançada em 2018, é um ambiente para o recrutamento, comunicação e novas oportunidades dentro do mercado esportivo.

A AtletasNow armazena dados do atleta, como peso, altura, vitórias, derrotas, campeonatos, posições de jogo e desempenho, gerando um networking no mundo esportivo. Nesse ambiente de redes sociais, o atleta consegue se divulgar de uma maneira mais adequada para sua área, aumentando a visibilidade.

A plataforma não é só para quem busca visibilidade e patrocínio. Aqueles que já estão estabelecidos no meio esportivo também têm espaço na AtletasNow, caso queiram obter serviços de outros profissionais. O objetivo da startup é fornecer um meio para que esportistas possam interagir entre si e ganhar um espaço melhor no mundo dos esportes.

O projeto também dedicou um olhar especial ao esporte feminino. Mesmo entre as atletas da "elite" de esportes mais valorizados como o futebol, por exemplo, as oportunidades ainda são escassas e os salários são baixos. Por isso, Mello destaca a presença de mulheres e atletas paraolímpicos na plataforma. "Esporte feminino e o esporte paralímpico estão presentes no dia a dia da AtletasNow. A plataforma destaca atletas, gera conteúdos exclusivos, informa competições, abrindo as possibilidades de negócios entre os envolvidos, afastando qualquer tipo de barreira, seja de gênero ou distância", diz.

A AtletasNow conta com 17 mil atletas e abrange 84 modalidades, entre elas futebol, futsal, vôlei, basquete, natação e atletismo. A plataforma é 100% gratuita e está disponível para dispositivos móveis e desktop. Para participar basta fazer o cadastro no site da AtletasNow.

Tradutor: Agora a plataforma tem mais de 17 mil atletas cadastrados, mais de 84 modalidades esportivas.