Topo

5 em cada 10 brasileiros usam a mesma senha em diferentes contas na web

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

de Tilt, em São Paulo

22/11/2019 17h24

Uma pesquisa realizada pela PSafe revelou que 5 em cada 10 brasileiros utilizam a mesma senha em diferentes contas ou serviços na internet, o que representa 67,6 milhões de pessoas em todo país.

O estudo aponta ainda que 23,4% dos entrevistados declararam que já compartilharam suas senhas com terceiros; 50,5% afirmam não ter o hábito de trocar suas senhas; e 16,3% dos usuários já usaram sua senha bancária ou do cartão de crédito em contas online, o que corresponde a 21,3 milhões de brasileiros.

Para Emilio Simoni, diretor do dfndr lab — laboratório especializado em segurança digital —, o resultado da pesquisa não causou surpresa, só evidenciou um problema muito comum e bastante preocupante sobre a segurança de contas na internet.

"Os cibercriminosos utilizam técnicas altamente sofisticadas para descobrir senhas com o intuito de invadir sistemas e contas. Contudo, códigos considerados fracos são sempre mais vulneráveis aos golpes. Para se ter uma ideia, atualmente, a senha mais utilizada pelos usuários é 123456", afirmou.

"E para piorar o cenário, 16,3% dos entrevistados em nossa pesquisa afirmam já terem usado senhas bancárias em serviços online, o que pode causar consequências financeiras irreparáveis em caso de ataques", explicou Simoni.

O diretor do dfndr lab que é importante seguir cuidados básicos:

1 - Dê preferência para senhas longas de, no mínimo, 8 caracteres;

2 - Misture letras minúsculas e maiúsculas, número e símbolos;

3 - Evite senhas de fácil dedução, como data de aniversário, telefone ou nome de parentes;

4 - Utilize uma senha diferente para cada conta ou serviço online, como e-mail e redes sociais;

5 - Realize a troca de suas senhas a cada três ou quatro meses e jamais informe seu código para terceiros.