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O que Uber, 99 e Cabify realmente fazem com motoristas que têm nota baixa?

Teve problemas com o motorista durante viagens em apps de carona? Apps revelaram medidas - Nadia Bormotova/Getty Images
Teve problemas com o motorista durante viagens em apps de carona? Apps revelaram medidas Imagem: Nadia Bormotova/Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

21/08/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • Apps de transporte têm diferentes diretrizes para motoristas com notas ruins
  • Uber coloca motoristas em "geladeira" e dá chances de recuperação
  • Cabify faz reuniões e aconselhamentos com motoristas - mas pode desligá-lo
  • 99 não detalhou seus procedimentos para motoristas com notas baixas

Se você usa apps de transporte sabe que, depois de completar uma corrida, surge aquela tela de avaliação dos motoristas. É a chance de elogiar aquela pessoa que te atendeu bem ou dar notas baixas caso você tenha enfrentado problemas em sua viagem. Mas o que acontece se o motorista pisou na bola por muitas vezes e acumulou uma nota baixa?

Entramos em contato com Uber, 99 e Cabify para saber o que ocorre nestes casos. Veja o que as empresas responderam:

Uber

No caso do Uber, há uma nota mínima de corte, que varia de cidade para cidade e pode ser conferida neste link. Se o motorista ficar abaixo dela, recebe um aviso e entra em uma lista de espera para retornar à plataforma.

O tempo de suspensão varia de 24 a 48 horas, dependendo do número de motoristas parceiros aguardando a oportunidade de dirigir pela empresa. A empresa recomenda que nesse período os motoristas "de castigo" procurem mais informações sobre como melhorar a conduta para obter notas maiores.

Esse processo se repete por duas vezes. Na terceira vez, o motorista é banido da plataforma.

Cabify

A empresa não respondeu sobre qual seria a nota mínima antes de levar um profissional mal avaliado para o processo de "reciclagem", tampouco mencionou sobre possíveis ações mediante reincidência. O que disse foi que um motorista com nota baixa no app passa por "sessões informativas", nas quais recebe dicas de como se tornar um profissional cinco estrelas.

O recurso de notas, diz a Cabify, serve para "auxiliar na avaliação da qualidade no atendimento" e as sessões buscam ouvir e orientar os motoristas.

Se ainda assim ele não "entrar na linha", a empresa exclui-o de sua base de cadastro. Esse tipo de punição também pode ocorrer em casos de violação dos termos de uso do app e que "ferem a segurança dos usuários".

99

A empresa não respondeu aos questionamentos, mas uma busca pelos termos de uso dos motoristas cadastrados mostra que os profissionais são avaliados com "base em critérios como a qualidade do serviço, a limpeza do veículo e as taxas de aceite e de cancelamento de corridas", tanto pelos passageiros quanto pela própria 99.

As notas do app variam de 1 a 5, mas não fica claro qual seria a nota mínima para que o motorista evite punições.

O documento menciona apenas uma vez que o motorista parceiro "que for reiteradamente mal avaliado poderá ter a sua licença de uso do aplicativo cancelada". Mas não dá mais detalhes sobre isso.

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