A cada segundo, uma nova conexão 4G foi ativada no Brasil em 2018
O Brasil ativou em 2018 27,5 milhões de novos chips 4G, alcançando um total de 130 milhões de celulares com a quarta geração de internet móvel em operação no país. Os dados são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgados nesta sexta-feira (15).
Isso significa que a cada segundo um novo celular 4G foi ativado no país em 2018. De janeiro a dezembro, 606 novos municípios receberam as redes 4G, somando 4.429 municípios conectados, onde moram 95,4% da população brasileira.
A cobertura de 4G também apresentou crescimento de 27% frente a 2017, quando estava em 3.823 cidades. O 3G também se ampliou, alcançando 5.385 municípios, onde moram 99,5% da população brasileira. Em 2018, 254 novas cidades receberam as redes de 3G, ultrapassando a obrigação atual de cobertura, que é de 3.917 municípios.
No total, o Brasil já conta com 204 milhões de acessos à internet pelo celular. Considerados os acessos fixos e móveis, o Brasil fechou o ano passado com um total de 235,4 milhões de acessos no país. Destes, 31 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 7,6% em 12 meses, com 2,2 milhões de novos acessos.
Pode-se dizer, em resumo, que atualmente o principal meio de acesso à internet do brasileiro é pelo celular. E como vimos recentemente, o WhatsApp é a grande vedete dessa realidade, superando por aqui o próprio app-mãe, o Facebook, em crescimento de uso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.