Contra falso engajamento, Facebook bane entidade que comprava curtidas
Uma entidade brasileira identificada como PCSD foi banida do Facebook, segundo um comunicado da rede social divulgado à imprensa nesta quarta-feira (15). O grupo era responsável por, segundo a empresa, gerar falso engajamento em troca de dinheiro.
A entidade teria usado uma rede de grupos, contas e páginas do Facebook onde as pessoas podiam comprar e vender curtidas, reações, seguidores e páginas, além da troca de páginas, violando "repetidas vezes" os Padrões da Comunidade da plataforma.
VEJA TAMBÉM:
- Facebook não vai limitar o feed a postagens de 25 amigos
- Páginas populares precisarão de autorização especial
- Confira dicas para usar melhor seu smartphone
"Nós não permitimos um comportamento inautêntico coordenado e estamos banindo o PCSD de nossa plataforma", disse a empresa. A rede era composta por 72 grupos, 50 contas e cinco páginas do Facebook no Brasil.
Quem deu o alerta ao Facebook foi o Digital Forensic Research Lab, do Atlantic Council, que tem fornecido informações em tempo real à empresa sobre ameaças de abusos e campanhas de desinformação. A rede foi detectada durante uma investigação sobre a falsa amplificação de páginas políticas na recente eleição no México.
É o segundo grande movimento do Facebook nas últimas semanas para deixar a rede social menos infestada de usuários nocivos. O primeiro dele ocorreu em julho, quando desativou 196 páginas e 87 contas no Brasil por formar uma rede coordenada para espalhar desinformação.
Essa primeira rede de páginas e contas desativadas era administrada por membros do MBL (Movimento Brasil Livre), movimento de direita que ajudou a mobilizar a sociedade para o impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016.
No comunicado desta quarta, o Facebook reforçou que só no primeiro trimestre deste ano, removeram 837 milhões de conteúdos de spam e derrubaram 583 milhões de contas falsas em todo o mundo —ações tomadas antes de qualquer denúncia da comunidade ao Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.