Nasa quer criar avião supersônico silencioso que possa voar sobre cidades
A Nasa prepara uma novidade que pode mudar a aviação. Em abril, a agência espacial americana anunciou o acerto de um contrato de US$ 247,5 milhões com a Lockheed Martin para desenvolver uma aeronave que viaje acima da velocidade do som, mas que não faça barulho.
A velocidade por si só não é um fato inédito. A possibilidade de atingi-la de forma relativamente silenciosa, no entanto, pode alterar as frotas aéreas mundo afora, pois há uma restrição de voo a aeronaves que superem a barreira do som, dado o ruído causado por elas.
VEJA TAMBÉM
- Robôs-animais que bombam na internet podem ser vendidos em 2019
- Em vídeo, robô mostra que usa escadas melhor que o inimigo do Robocop
- Você ainda vai comprar óculos futuristas para ter informações à vista
A parceria entre Nasa e Lockheed Martin pretende mudar esse cenário com testes em meados de 2022. A ideia é ter aviões voando sobre áreas civis dos Estados Unidos, para daí perguntar aos moradores e trabalhadores locais se algum barulho foi ouvido.
Os dados coletados por essa pesquisa serão usados para tentar alterar o panorama dos voos acima da velocidade do som. Caso o X-plane (nome do projeto de aeronave) tenha sucesso em sua missão, as entidades reguladoras da aviação civil nos Estados Unidos poderão mudar as regras e passar a autorizar aviões deste perfil em viagens sobre o continente.
“Quando a regra for mudada, as portas serão abertas para uma indústria da aviação pronta para entrar um mercado supersônico no nosso país e ao redor do mundo. O X-plane é um passo crítico a um futuro empolgante”, declarou Jaiwon Shin, administrador do diretório de pesquisas aeronáuticas da Nasa, na data do anúncio do projeto.
A aeronave projetada terá 29 metros de comprimento, tamanho semelhante a de um jato comercial, e será capaz de voar a 17 mil metros e a 1,6 mil km/h. Apesar de todo o poder, o avião fará o barulho de uma porta de carro fechando, segundo promessa da Nasa.
NASA on April 2 awarded a $247.5 million contract to Lockheed Martin to build the X-plane and deliver it to the agency’s Armstrong Flight Research Center in California by the end of 2021. #AVgeeks #Xplane #NASA #Armstrong #Flight #Research #Sonic #Boom https://t.co/vAhepygjOM pic.twitter.com/
— NASA Armstrong (@NASAArmstrong) April 9, 2018
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.