Atualização de Windows contra falha de chips causa novos problemas para AMD
Como forma de prevenir usuários contra o Spectre e Meltdown, duas falhas de segurança graves encontradas em praticamente todos os processadores de computador fabricados na última década, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows que corrige este erro no sistema.
Infelizmente, vários usuários de PCs com processadores da marca AMD relataram que, ao instalar a atualização, as máquinas tornam-se incapazes de fazer o "boot" - o que impede o computador de inicializar o sistema operacional.
"[...]não há boot do sistema, só mostra o logo do Windows sem animação e nada mais", diz uma reclamação na página de suporte da Microsoft. "Após vários boots fracassados ele reinicia e mostra o erro 0x800f0845".
Veja também:
- Atualize tudo: 7 formas de proteger-se das falhas graves que atacam chips
- Intel e Apple atacam novamente grande falha que afeta chips de aparelhos
- Falha gigantesca afeta quase todos os processadores Intel; veja o que fazer
A Microsoft, em resposta, removeu a atualização, e de acordo com a empresa o problema deve-se a um erro de documentação por parte da AMD.
"A Microsoft tem relatórios de consumidores com dispositivos AMD não conseguindo chegar ao estágio do boot após instalar a atualização de segurança recente do Windows", disse um representante da empresa ao site The Verge. "Após investigações, a Microsoft determinou que alguns chipsets da AMD não conformam com a documentação provida anteriormente para a empresa com objetivo de desenvolver correções ao sistema operacional Windows para se prevenir contra as vulnerabilidades conhecidas como Spectre e Meltdown."
ATUALIZAÇÃO [10/01/2018 10:35]: Em nota, a AMD disse estar ciente do problema e que ele afeta processadores mais antigos. A empresa e a Microsoft estão trabalhando em uma atualização e esperam que ela comece a ser distribuída para os chips impactados em breve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.