Você sabia que a Samsung começou vendendo peixes e vegetais?
Você não leu errado o título da matéria: gigante do comércio de eletrônicos, a Samsung começou a sua história vendendo peixe seco e vegetais. Pois é, a empresa sul-coreana teve nos primórdios de sua vida um viés muito mais orgânico e menos tecnológico.
A informação consta no próprio site da Samsung e foi citada pela companhia há algumas semanas, em evento em que comemorou seus 30 anos de atuação no Brasil. O início da empresa foi bem humilde, com apenas quatro funcionários. Atualmente, seu valor de mercado é de US$ 254,3 bilhões (R$ 830 bilhões), segundo a Forbes.
Veja também:
- Estamos bem perto de ver celulares dobráveis? Pela Samsung parece que sim
- Exagerado, mas incrível: é difícil não ficar apaixonado pelo Galaxy Note 8
- Entenda como a Samsung vai lucrar com a venda de cada iPhone X da Apple
Tudo começou em 1938, mais precisamente no dia 1º de março. O fundador da empresa, Byung-Chull Lee, começou o negócio próprio em Taegu, na Coreia ainda unida. O ramo? Bem diferente do que ocorre atualmente.
Peixes e vegetais
Segundo o site oficial da Samsung, a empresa de Byung-Chull Lee começou inicialmente focada em vender peixe seco sul-coreano, vegetais e frutas para a região da Manchúria e Pequim. O nome Samsung, na língua local, significa “três estrelas”.
A ascensão da empresa foi meteórica. Dez anos depois, a companhia já tinha seus moinhos próprios, máquinas de confeitaria e vendas próprias. Mas tudo ainda muito longe do ramo da tecnologia – na década de 50, a companhia se empenhou na produção de açúcar.
A diversificação da Samsung em serviços ocorreu nos anos 50, ainda sem entrar no ramo eletrônico. A companhia passou a se envolver com seguros, com o mercado têxtil e com uma loja de departamento, por exemplo.
Eletrônicos, finalmente
A Samsung apenas começou a operar com o mercado de eletrônicos no ano de 1969, quando criou esta divisão dentro da empresa. Sim, por 31 anos a companhia passava longe do negócio que é seu atual carro-chefe.A empresa aproveitou a onda de investimentos tecnológicos no mercado asiático para diversificar sua linha de produtos, inicialmente focada mais em televisões entre os eletrônicos. A companhia chegou até a entrar no mercado petroquímico.
O sucesso da empreitada em eletrônicos fez a Samsung naturalmente voltar seu foco a esse setor. Depois das televisões, vieram máquinas de lavar roupa, geladeiras, microondas, aparelhos de vídeo, gravadores...
E o celular?
No meio dos anos 90, a Samsung passou a produzir memória e discos rígidos para computadores. Os celulares começaram a surgir também na década de 90 – segundo uma lenda da companhia, o primeiro modelo não funcionava.
A indústria mobile se tornou uma das mais lucrativas para a Samsung, conhecida bastante por seus aparelhos hoje em dia. O primeiro celular inteligente da companhia com o sistema Android veio em 2010, na Mobile World Congress, com o Galaxy S – o ponto de partida do top de linha da empresa que teve o Galaxy S8 lançado neste ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.