PUBLICIDADE
Topo

Bug no WhatsApp permite ver se amigo viu mensagem

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2016 12h37

Se você é daqueles que preferem manter a privacidade e deixar a confirmação de leitura das mensagens recebidas pelo WhatsApp, saiba que um "erro" no aplicativo pode acabar te entregando aos amigos. Isso mesmo! Você não está totalmente a salvo do check azul.

Isso porque o recurso que oculta a confirmação de leitura --representada pelas duas setas azuis-- funciona com as mensagens de texto e com as imagens, mas não com os áudios.

Ou seja, se você quiser continuar a salvo, o jeito será não ouvir as mensagens de voz. Mas, caso não consiga segurar a curiosidade, será delatado sem dó nem piedade.

A falha acontece tanto no iOS como no Android e pode ser bastante útil para saber se aquele amigo não conseguiu ver as suas mensagens ou se ele realmente está te ignorando. 

O UOL Tecnologia entrou em contato com o WhatsApp, que ainda não se manifestou sobre o problema. 

WhatsApp - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 

Como desabilitar a confirmação de leitura

Caso opte por não ser "delatado" pelas confirmações de leituras, basta ir em Configurações >> Conta >> Privacidade para desabilitar o recurso do check azul.

Vale lembrar, no entanto, que para manter essa discrição, você também terá que abrir mão da curiosidade de saber se o seu contato viu ou não a sua mensagem.

E mesmo que você desative a opção, a leitura será confirmada em mensagens de grupo quando todos lerem o conteúdo, como alerta o WhatsApp.